Ajuda humanitária

Corpo de bombeiros do DF vai ajudar Chile, Turquia e Síria

Em nota, a corporação prestou condolências e explicou que a decisão levou em conta o elevado número de vítimas nos três países

Correio Braziliense
postado em 08/02/2023 14:02 / atualizado em 08/02/2023 14:02
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) enviou ajuda humanitária ao Chile por causa dos incêndios florestais que ocorrem no país e que já deixaram ao menos 26 mortos e 1.944 feridos. Além disso, outra missão de auxílio está destinada à Síria e à Turquia, para onde também está previsto envio de reforços devido à destruição causada por dois terremotos que deixaram ao menos 2.300 mortos.

Em nota, a corporação, em nome da Comandante-Geral, a Cel. Mônica de Mesquita Miranda, prestou condolências e explicou que a decisão levou em conta o elevado número de vítimas desabrigadas e com necessidade de atendimento urgente. “O CBMDF possui uma equipe especializada em combate a incêndios florestais, capaz de auxiliá-los com o envio de esforços nessa difícil missão”, informaram.

Para Turquia e Síria, já há diálogo com a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores e com a embaixada para envio de 25 militares especialistas em busca e resgate em estrutura colapsada. Confira as especialidades do grupo:

- 1 médico;
- 2 técnicos de enfermagem;
- 1 engenheiro;
- 1 veterinário;
- 2 técnicos em operações com produtos perigosos;
- 4 cinotécnicos;
- 2 cães.

O CBMDF faz parte de um grupo internacional de resposta a desastres e alguns dos especialistas que podem ser enviados já atuaram em outras missões humanitárias, como os que que farão parte dos esforços nos países atingidos por terremotos. A corporação já participou da missão de ajuda ao Haiti em 2010, quando um abalo sísmico na península de Tiburon deixou cerca de 300 mil mortos no país.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE