Sessão solene

Na CLDF, Celina Leão reafirma desejo de retorno de Ibaneis Rocha ao governo

Governadora em exercício foi ao plenário deixar uma mensagem aos deputados, e formalizou o convite para que os deputados possam dialogar mais com o Executivo

Pablo Giovanni
postado em 01/02/2023 17:10 / atualizado em 01/02/2023 17:15
Celina formalizou um convite para todos os parlamentares irem até o Palácio do Buriti, discutir projetos. -  (crédito: Reprodução/CLDF)
Celina formalizou um convite para todos os parlamentares irem até o Palácio do Buriti, discutir projetos. - (crédito: Reprodução/CLDF)

A governadora em exercício Celina Leão (PP) foi à Câmara Legislativa (CLDF), na tarde desta quarta-feira (1º/2), para prestigiar o início do trabalhos dos deputados distritais. No púlpito, a progressista reafirmou o desejo do retorno do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) ao Executivo local. “Nosso projeto continua. Nunca sai da vice (governadoria) e continuei atendendo no gabinete a ajudá-lo (Ibaneis) em todas as missões que a população nos confiou”, disse.

Na primeira sessão ordinária do ano, Celina se comprometeu a entregar um relatório a todos os parlamentares sobre o período de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. “Ela (intervenção) teve todo o suporte do governo do Distrito Federal. Fornecemos no primeiro dia 8 mil alimentações. Encaminhei 20 equipes médicas no primeiro dia. Nosso sistema prisional, de um dia para o outro, recebeu 10% a mais que já existia. Dia 8 fica manchado na história do país e do mundo, como um dia de violência”, disse.

Celina formalizou um convite para todos os parlamentares irem no Palácio do Buriti para a discussão de projetos de interesses para a população, e pediu união entre o Executivo e o Legislativo. Ela fez um comparativo de quando os governadores de todos os estados se reuniram após os atos golpistas de 8 de janeiro. O Correio apurou que este encontro está marcado para sexta-feira (3/2). Existe o desejo de que os deputados da base e os da oposição estejam presentes.

CPI

Para a primeira sessão do ano, está marcada também para a escolha do presidente, vice-presidente e relator da CPI dos Atos Antidemocráticos, requerida pela unanimidade dos distritais.

A CPI vai ser composta por sete parlamentares, sendo Jaqueline Silva (sem partido) e Pastor Daniel de Castro (PP) pelo bloco A Força da Família; Robério Negreiros (PSD) pelo bloco União Democrático; Joaquim Roriz Neto pela bancada do PL; Chico Vigilante pelo PT; Hermeto pelo MDB; e Fábio Felix (PSol) pelo bloco PSol/PSB.

Todos esses deputados estão reunidos para definirem quem ocupará a cadeira de presidente. Existe um impasse entre quem vai ocupar os dois cargos da presidência e a relatoria, com a oposição reivindicando espaço de reverência.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE