Durante a abertura do Correio Debate: Entre os Eixos do DF, evento promovido pelo Correio Braziliense, nesta segunda-feira (30/01), o deputado distrital Chico Vigilante (PT) defendeu a manutenção do Fundo Constitucional (FCDF), usado para custear parte do serviço público. “O fundo constitucional, hoje, é insuficiente para a manutenção do Distrito Federal. Eu consideraria um pai que abandona a filha a União deixar o DF e nós sabemos qual será o destino se isso acontecer”, declarou.
O evento contou com representantes do governo, políticos e empresários de diferentes setores para debater temas relacionados à economia, sustentabilidade e qualidade de vida. Chico Vigilante destacou a importância dos recursos para a manutenção de serviços que atendem toda a população, com forte demanda do Entorno do DF. “A gente não atende só os moradores do DF. Na saúde, por exemplo, se fosse para cuidar apenas da população daqui com os recursos que temos hoje, a população seria muito bem assistida, mas o SUS (Sistema Único de Saúde) é universal, portanto a gente não pode proibir as pessoas de virem de tratar em Brasília”, disse o parlamentar.
Vigilante fez críticas também ao funcionalismo público e a necessidade de parcerias com o setor privado. “A capacidade empregatícia do Estado está saturada, não tem como o Estado continuar sendo o grande empregador. É preciso da força e incentivo da iniciativa privada para que ela gere os empregos necessários para a nossa população que está aí desempregada”, discursou.
Para o deputado, o debate é importante para a independência da capital federal, que abriga a sede dos Três Poderes. “O que nós precisamos, e esse debate é importante para isso, é fazer com que os brasileiros entendam que Brasília é efetivamente a capital de todos os brasileiros e, para que ela seja a capital de todos os brasileiros, todos precisam participar efetivamente da nossa manutenção. Portanto, nós não pedimos favor a ninguém, nós pedimos simplesmente que respeitem a nossa autonomia”, acrescentou.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!