No dia 29 de janeiro é comemorado o Dia da Visibilidade Trans. Em celebração à data, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) promove um portal governamental voltado especialmente para a comunidade trans: travestis, transexuais e transgêneros.
Com o apoio da Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção de Direitos e Cidadania LGBT, a pasta possui o objetivo de promover a cidadania, o enfrentamento à discriminação e o acesso aos direitos sociais do segmento.
- Cartórios do DF registram aumento na mudança de nome e gênero de pessoas trans
- Mês da Visibilidade Trans: a dor e a delícia de ser o que é
- Pelo 14º ano consecutivo, Brasil é o país que mais mata trans e travestis
Está disponível no site um guia prático, que reúne informações de políticas públicas sobre cidadania, saúde e direitos humanos, além de telefones para denúncias, informações de legislações, indicações de equipamentos, explicações de termos e conceitos e um espaço para solucionar dúvidas e orientações de retificação de prenome.
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, alerta sobre o crescente quadro de violência e discriminação contra a população LGBTQIA+. "Eles e elas enfrentam constantes de risco, além da violação de direitos. Esse cenário é somado às situações de vulnerabilidade socioeconômica e conflitos familiares. Para nós, o site representa mais visibilidade, respeito e cidadania para essa população do Distrito Federal”, afirma.
A Sejus/DF tem o objetivo de promover políticas públicas de cidadania e de direitos humanos, mediante ação integrada entre órgãos públicos e a sociedade civil, de forma a garantir direitos também a essa parcela importante da sociedade.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!