Jornal Correio Braziliense

Previsão do tempo

DF terá dia típico de verão, com sol e chuvas passageiras

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta quarta-feira (18/1), os brasilienses devem esperar pelas típicas chuvas de verão: passageiras e isoladas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os brasilienses devem esperar pelas típicas chuvas de verão: passageiras e isoladas. Para esta quarta-feira (18/1), a expectativa é que, ao longo do dia, o sol prevaleça e as temperaturas aumentem. Os termômetros podem alcançar até 35ºC nas horas mais quentes.

O meteorologista Cleber Souza explica que a temperatura, no DF, varia de 15ºC a 35ºC, e a umidade relativa do ar deve ficar entre 95% e 30%. Segundo o especialista, a chuva no fim da tarde deve amenizar o calor. “Não teremos temporal no DF, serão as chuvas típicas de verão, passageiras, associadas ao calor e à umidade”, explica. A climatologia do mês é de 201mm e, segundo Cleber, até o momento, no DF, choveu 126mm. “Pode ser que as próximas chuvas ultrapassem a média”, reitera.

Cuidados

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (SUDEC), orienta à população a ficar atenta para a previsão do tempo em sua região. “Conheça os principais problemas que podem afetar sua casa e sua região; Não jogue lixo nas ruas, eles são facilmente levados aos bueiros e podem causar entupimento; Mantenha calhas e ralos da sua casa limpos. Solicite a poda ou corte de árvores, sempre que perceber uma situação de risco de queda; Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas ou lamparinas devido ao risco de incêndio”, diz.

Dentro de casa
Não utilize equipamentos elétricos;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
Mantenha-se sempre calçado;
Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.

Na rua
Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
Não se exponha à chuva;
Não se abrigue embaixo de árvores;
Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
O interior do carro é um local isolado e seguro.

Fonte: Defesa Civil

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!