Na tarde desta segunda-feira (23/1), deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) se reuniram com o interventor federal, Ricardo Cappelli, no Ministério da Justiça. O encontro foi liderado pela deputada Doutora Jane (Agir), que preside a Comissão de Segurança da Casa.
Após a reunião, a distrital falou com a imprensa e destacou que ouviu de Cappelli que não há qualquer discussão sobre uma federalização da segurança pública do DF. "Isso nos dá muita tranquilidade. O Fundo Constitucional é muito importante para as polícias e para o Distrito Federal", ressaltou.
Além disso, Doutora Jane falou que, durante a reunião, foi repassada uma informação de que os militares que estiveram na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro foram encaminhados para uma "emboscada". "Eles não foram devidamente orientados e acabaram sendo vítimas também. Foram 44 policiais militares lesionados naquele evento, então, poderia ter sido pior do que o que foi", alertou a distrital.
Participaram da reunião com a CLDF, além da Doutora Jane, os deputados Dayse Amarílio (PSB), Eduardo Pedrosa (União Brasil), Gabriel Magno (PT), Hermeto (MDB), Paula Belmonte (Cidadania), Ricardo Vale (PT) e Roosevelt Vilela (PL) — por meio de um assessor.
CPI da Câmara
Na última semana, os distritais foram convocados para uma sessão extraordinária, em que foi lido o requerimento da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar os atos golpistas ocorridos no DF. O documento foi aprovado sem muitas ressalvas.
Vale lembrar que a CPI vai apurar os vandalismos ocorridos no centro da capital do país, em 12 de dezembro de 2022 e no dia 8 de janeiro de 2023. Na primeira data, terroristas incendiaram ônibus, tentaram invadir o prédio da Polícia Federal e quebraram vidros na 5ª Delegacia de Polícia, na área Central de Brasília.
No último dia 8 de janeiro, um grupo de terroristas vestidos de verde e amarelo invadiu os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional — Senado e Câmara Federal — e do Palácio do Planalto, depredando o patrimônio e causando danos sem precedentes.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.