Dois filhotes de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie criticamente ameaçada de extinção, nasceram no Zoológico de Brasília no início deste mês. O sexo dos bebês ainda é desconhecido, mas os técnicos do Zoo acompanham a nova rotina da família, que está em um ambiente adequado preparado especialmente para eles.
Por serem uma espécie com alto risco de extinção, a prioridade do zoológico é a sua reprodução. Quando chegarem à fase adulta, os filhotes poderão receber autorização da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) para cruzarem com outros sauins de outras instituições do Brasil.
Os pais foram resgatados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Manaus (AM) e foram transferidos para Brasília. O Zoo participa do programa de reprodução em cativeiro do sauim-de-coleira, que visa conservar a espécie.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!