Após apresentar melhora no quadro de saúde e acordar, o pequeno Thomas Caitano, de 2 anos, — picado por um escorpião em casa durante o réveillon, em Arniqueira — passou por complicações na manhã desta sexta-feira (20/1), na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital privado. O comunicado foi dado na rede social da mãe do garoto, a jornalista Adriana Caitano, 36. De acordo com ela, a pressão intracraniana aumentou e precisaram fazer uma tomografia de emergência. O exame indicou que o inchaço em torno de um dos sangramentos aumentou e identificaram lesões difusas, que são preocupantes, mas não precisam de cirurgia, por enquanto.
De acordo com a jornalista, as medidas neuroprotetoras, que ajudaram a diminuir o inchaço (edema) cerebral, precisaram ser retomadas. Thomas precisará ficar de barriga para cima, sem ser movido, e os remédios e sedações aumentaram. “É, por aqui sempre dizemos que é um turno de cada vez. Fomos dormir felizes porque tudo ia bem. E agora de manhã, o quadro já mudou”, disse Adriana. A expectativa era que Thomas acordaria ainda nesta sexta (20/1). “Vamos dar mais tempo para ele. Sigamos com fé, rezando e pedindo pela recuperação completa”, disse a jornalista, em postagem nas redes sociais.
Na noite desta terça-feira (20/1), Adriana comunicou a felicidade de ver o filho acordando e mexendo as pernas. De acordo com o vídeo publicado, ela informou que Thomas reagia quando falavam com ele, e que já estava tentando impedir que trocassem sua fralda. "Estamos aprendendo a comemorar cada pequena vitória como se fosse a primeira vez. E é emocionante! O choro está solto, mas agora de pura alegria", comemorou Adriana.
Até então, outra evolução no quadro clínico de Thomas havia sido a retirada da sedação pela veia. Com a nova atualização, os médicos precisaram retomar a medida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!