Jornal Correio Braziliense

Vandalismo

Ministério Público do DF realiza 112 audiências com presos de atos golpistas

Em parceria com o Ministério Público Federal, MPDFT concluiu as 112 audiências de custódia com vândalos presos envolvidos em atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília

Em mutirão, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizaram, nesse domingo (15/1), 112 audiências de custódia com os presos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

O quinto dia de trabalho ininterrupto entre Ministérios Públicos, Justiça Federal do DF e servidores totaliza mais de 1,2 mil audiências e 852 pedidos de prisões preventivas. Nesta segunda-feira (16/1), 14 procuradores escalados do MPF ouviram mais 128 presos.

Para esse domingo, estavam previstas 133 audiências de custódia, mas 21 foram canceladas ou adiadas. Procuradores e promotores pediram a conversão de 56 flagrantes em prisão preventiva. Foram solicitados também 48 pedidos de liberdade provisória com imposição de medidas cautelares. Não foi registrado nenhum pedido de relaxamento de prisão.

O mutirão conta com a participação de membros e servidores escalados para trabalhar em todo o Brasil. Desde a última quinta-feira (12/1), a ação se inicia por volta das 7h e termina de madrugada. Os processos relacionados aos presos pela participação nos atos antidemocráticos tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a finalidade de proporcionar mais celeridade no atendimento aos custodiados, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou, na última terça-feira (10/1), a realização das audiências de custódia dos presos em flagrante a juízes federais e distritais.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Com informações do MPDFT