Jornal Correio Braziliense

Segurança

GDF prevê reforço no efetivo da PM que atua na Esplanada

A governadora em exercício, Celina Leão (PP), o interventor da Segurança do Distrito Federal, Ricardo Capelli, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), marcaram presença na reunião

Autoridades do Distrito Federal se reuniram no 6º Batalhão de Polícia Militar, conhecido como Batalhão Esplanada, na manhã desta segunda-feira (16/1), para planejar o reforço da segurança na Esplanada dos Ministérios. A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), o interventor da Segurança do Distrito Federal, Ricardo Capelli, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), marcaram presença na reunião, que ocorreu em virtude do ato terrorista de 8 de janeiro, que vandalizou prédios na Praça dos Três Poderes.

De acordo com a governadora em exercício, a ideia inicial é melhorar a estrutura do Batalhão que atende à região. “Nossa ideia inicial é darmos condições necessárias para melhorar essa estrutura para termos uma pronta resposta. Queremos, no mínimo, mais 500 homens. Hoje nós temos 248 homens a pronta resposta para essa área”, diz. Segundo Celina, o objetivo é fortalecer um batalhão de segurança voltado para os poderes da República Federativa. “Nós temos a possibilidade de aumentar o voluntariado da polícia militar. Hoje, gastamos 148 milhões e queremos dobrar isso para 300 milhões”, diz.

O voluntariado da polícia militar tem o objetivo de aumentar o efetivo e agregar a renda mensal do servidor. “Ele ganha por isso e tem direito a fazer dez voluntários por mês, é uma quantidade limitada, inclusive, pela questão de saúde. O policial trabalha por oito horas e consegue agregar a sua renda”, diz Celina. De acordo com ela, o pedido da corporação é antigo. “Temos condições de aumentar, de forma imediata, e as medidas estão sendo tomadas pelo secretário de planejamento. Teremos, ainda, os homens que estão acabando os cursos de formação. Serão 600 pessoas prontas para entrar e atuar nas nossas forças de segurança”, completa.

A longo prazo, a previsão é fazer uma reforma no batalhão. “Viemos conhecer as instalações com nosso intervento para vermos a possibilidade de dobrar o efetivo de forma imediata”. Segundo Celina, uma área com mais de cinco mil metros quadrados deve ser utilizada para isso.

 

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.