Jornal Correio Braziliense

Tempo

Fotógrafo registra raio com vista para Taguatinga durante forte chuva no DF

A imagem surpreendente mostra o fenômeno natural no horizonte, com trilhos do metrô e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ao lado. Moradores de Ceilândia Sul ficaram sem luz

Durante a forte chuva que caiu no Distrito Federal, na noite deste sábado (14/1), o fotógrafo Léo Caldas, 46 anos, registrou o momento no qual um raio aparece perto de prédios de Taguatinga Centro. A imagem surpreendente, tirada de Águas Claras, mostra o fenômeno natural no horizonte, com trilhos do metrô e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ao lado.

Geovane Guimarães/Divulgação - Trovão é registrado com vista para o Plano Piloto
Léo Caldas/Divulgação - Fotógrafo registra raio no horizonte com vista para Taguatinga Centro
Léo Caldas/Divulgação - Fotógrafo registra raio no horizonte com vista para Taguatinga Centro
Léo Caldas/Divulgação - Fotógrafo registra raio no horizonte com vista para Taguatinga Centro


Há mais de 10 anos que Léo se considera astrofotógrafo pelo trabalho que envolve fotografia e astronomia. Para garantir os melhores cliques, ele recebe informações em um grupo de aplicativo de mensagem sobre onde ocorrem as fortes chuvas no DF. "Nesta época do ano, aproveito e faço fotos de chuva e trovão, pois gosto do resultado, de ver a força da natureza", afirma.

O fotógrafo costuma ficar na sacada do prédio dele, o 22º andar, onde aponta a câmera para a tempestade. Para pegar os melhores momentos, Léo faz fotos em sequência, chamadas de time lapse até pegar o momento que raio caiu do céu. "Muitas vezes, essa sequência de fotos, acaba virando um vídeo rápido para as redes sociais", conta o profissional.

Chuva pelo DF

Neste sábado, Caldas recebeu a informação de que a chuva estava vindo do Plano Piloto. Em seguida, passou por Águas Claras e Taguatinga. Confira abaixo um vídeo da chuva em Águas Claras, enquanto um relâmpago ocorreu, seguido de uma trovoada no céu. 

Em Ceilândia Sul, também houve relâmpagos e trovoadas. Em um dado momento, um raio forte apagou diversas luzes da região (veja vídeos abaixo). Em nota, a Neoenergia informou que não houve nenhum apagão em Ceilândia. “Por conta das fortes chuvas que caíram, apresentamos a interrupção pontual, com a duração de seis minutos, no fornecimento de energia de alguns clientes da região”, argumentou a companhia.

Com relação a Águas Claras, a empresa afirmou que, por conta das fortes chuvas, uma descarga atmosférica ocasionou uma ocorrência na subestação da região. “É importante destacar que nenhum cliente ficou sem energia por conta disso e a situação já está resolvida”, destacou.

A pancada de chuva também passou por Arniqueira, onde moradores presenciaram trovoadas e relâmpagos nesta noite. Veja abaixo uma filmagem da região.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.