Jornal Correio Braziliense

COLUNA EIXO CAPITAL

De 2013 a 2023: veja as diferenças de conduta da Secretaria de Segurança do DF

Desde 2013, a Segurança Pública do DF teve que agir em ocasiões semelhantes de enfrentamento a protestos na Esplanada. As diferenças de conduta, no entanto, é o que chama a atenção

Uma linha do tempo bem marcante será levada aos tribunais para expor a diferença de conduta e de resultado da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal em ocasiões semelhantes de enfrentamento a protestos na Esplanada. Seguirá a seguinte sequência comparativa de cenários:

Junho 2013

Ronaldo de Oliveira/CB - 26/06/2013. Cr..dito: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press. Brasil. Bras..lia - DF. Manifestantes, durante protesto e manifesta....es, em frente ao Congresso Nacional na Esplanada dos Minist..rios.

Ações violentas organizadas com uso de coquetel molotov por Black blocs na Esplanada, que chegou a ter mais de 100 mil pessoas em manifestações contra recursos públicos gastos na Copa do Mundo. Nenhuma das sedes dos Três Poderes foi invadida, apesar de tentativas.

  • Presidente: Dilma Rousseff (PT)
  • Governador: Agnelo Queiroz (PT)
  • Secretário de Segurança: delegado da PF Sandro Avelar

7 de setembro de 2021

Raphael Felice/D.A Press - Em véspera do 7 de setembro, manifestantes mostram apoio a Bolsonaro e atacam o STF

Manifestantes bolsonaristas rompem com facilidade barreira da PM na Esplanada. Prédio do STF é ameaçado. Crise institucional

  • Presidente : Jair Bolsonaro (PL)
  • Ministro da Justiça: Anderson Torres, que até meses antes era secretário de Segurança do DF
  • Governador: Ibaneis Rocha (MDB)

1º de janeiro de 2023

Ricardo Stuckert - O desfile no Rolls-Royce 1953 conversível pela Esplanada dos Ministérios contou com número recorde de seguranças, cerca de 40 agentes

Posse presidencial ocorre de forma pacífica, dentro da ordem. Nenhum distúrbio.

  • Governador Ibaneis Rocha (MDB)
  • Secretário de Segurança: delegado da PF Júlio Danilo
  • Chefe da Casa Civil e coordenador do plano operacional do GDF para a posse presidencial: Gustavo Rocha

8 de janeiro de 2023

Ed Alves/CB/D.A Press - Na invasão ao Supremo, vândalos depredaram o plenário da Corte: "criminosos e delinquentes"

Atos terroristas com intenção de golpe invadem e depredam sedes dos Três Poderes

  • Presidente: Lula (PT)
  • Governador: Ibaneis Rocha (MDB)
  • Secretário de Segurança do DF: Delegado da PF Anderson Torres e ex-ministro de Bolsonaro

Equipe desmobilizada

Foi desmobilizada a equipe do GDF que havia tirado nota 10 na posse presidencial. Ibaneis estava em alta, conta o governo federal. Em discurso, Janja chegou a citar nominalmente Gustavo Rocha em agradecimento ao apoio dado pelo GDF à "festa da democracia".

Troca errada

Mas, ao nomear Anderson Torres secretário de Segurança e deixá-lo fazer a bagunça, Ibaneis foi levado ao fundo do poço.

Esposa de Torres trabalha na liderança do governo Ibaneis na CLDF

A esposa de Anderson Torres, Flávia Torres, está abrigada desde fevereiro de 2021 na liderança do Governo de Ibaneis Rocha, na Câmara Legislativa do DF. Na época, o líder era o deputado Hermeto (MDB).
Ela continua lotada lá. Procurado pela coluna, o novo líder do governo, Robério Negreiros (PSD), que assumiu apenas em 2 de janeiro deste ano, disse que ainda não teve contato com Flávia. “Não a conheço. E ela já estava de férias. Tem que voltar no dia 23 de janeiro”.

O deputado explicou que ainda está montando a sua equipe na liderança e que “vai ainda conversar com
ela”. Quis deixar claro que não teve participação na contratação dela. Flávia é funcionária do Banco do
Brasil e está cedida. Tem CL 13, recebe R$ 14.997,26.

_______________________________________________________

“Tira esses vagabundos”

Mensagens de WhatsApp enviadas pelo governador Ibaneis foram printadas para serem usadas como peças da defesa dele. “Que às 15:39 horas, ao acompanhar pela TV o início de um tumulto próximo do Congresso Nacional, determinou ao secretário de segurança em exercício : “coloca tudo na rua” e na sequência disparou: “Tira esses vagabundos do congresso e prendam o máximo possível”.

Esforço concentrado

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) destacou promotores para agilizar as audiências de custódia dos presos que estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército e que participaram dos atos de 8 de janeiro. No total, são quase 1500 audiências, e a expectativa é que terminem até amanhã. “Destacamos 20 promotores que estão trabalhando intensamente, inclusive neste final de semana”, disse à coluna, o procurador-geral de Justiça do DF, George Seigneur.

Divulgação - Procurador MPDFT

Mandou bem

Homenagem feita pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, aos profissionais de todas as forças de segurança envolvidos na “Operação de Garantia da Democracia e Preservação do Estado de Direito.” Assim, separou o joio do trigo, para mostrar que os policiais coniventes com atos golpistas não são a maioria.

Mandou mal

A crônica falta de medicamentos nas farmácias de alto custo do Distrito Federal. Já passou da hora de se criar um modelo mais dinâmico e eficiente para atender a população carente da capital.

_______________________________________________________

Artesão do Novo Gama também assinou o look de Janja

Mestre Juão de Fibra, artesão do Novo Gama, integra a equipe que assinou o look usado pela primeira-dama Janja, na posse do presidente Lula. Confeccionou as peças em palha de Capim Colonhão, comum
no cerrado, depois de receber o convite das estilistas Helo Rocha e Camila Pedroza. “O Capim Colonhão está em alta no Brasil e no mundo. Temos diversos catálogos que usam, a Rihanna já usou em suas peças. É uma tendência moderna”, conta ele, ao adiantar que há outras para a primeira-dama sendo confeccionadas.

Reprodução/Tweeter - Após crítica de Antônia Fontenelli, Imperatriz Leopoldinense convida Janja para desfilar no carnaval carioca

Ele é um dos talentos revelados e apoiados pelo Sebrae. Esteve entre os vencedores do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que é um concurso nacional. No ano passado, foi considerado pela revista Vogue como um dos cinco artesãos brasileiros que mais valorizam a cultura local e suas origens. Mestre Juao é cearense, mas veio ainda menino com a família, em 1976, para o Centro-Oeste. Meu sonho sempre foi viver de artesanato e perpetuar as técnicas que eu domino. Já capacitei mais de cinco mil pessoas em todo país”, conta o artista.

Arquivo pessoal - Mestre Juao da Fibra

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Ricardo Stuckert - O desfile no Rolls-Royce 1953 conversível pela Esplanada dos Ministérios contou com número recorde de seguranças, cerca de 40 agentes
Minervino Júnior/CB/D.A Press - Gustavo Rocha, secretário da Casa Civil
Ed Alves/CB/D.A. Press - Anderson Torres
Arquivo pessoal - Mestre Juao da Fibra
Reprodução/Tweeter - Após crítica de Antônia Fontenelli, Imperatriz Leopoldinense convida Janja para desfilar no carnaval carioca
Renato Alves/Agência Brasília - Segundo Ibaneis, houve sabotagem no comando
Gil Ferreira/CB/D.A Press - Lindôra Araújo: para vice-procuradora-geral da República, cabe ao Ministério Público determinar a necessidade de ações cautelares
Reprodução OAB - Advogado Cleber Lopes
Reprodução redes socais - Advogado Alberto Toron
divulgação - George Seigneur
Ronaldo de Oliveira/CB - 26/06/2013. Cr..dito: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press. Brasil. Bras..lia - DF. Manifestantes, durante protesto e manifesta....es, em frente ao Congresso Nacional na Esplanada dos Minist..rios.
Raphael Felice/D.A Press - Em véspera do 7 de setembro, manifestantes mostram apoio a Bolsonaro e atacam o STF
Ed Alves/CB/D.A Press - Vândalos depredam plenário do STF, em 8 de janeiro. No voto, Moraes defendeu que a Corte é o foro competente para analisar as ações contra os golpistas
Divulgação - Procurador MPDFT