Jornal Correio Braziliense

AJUDA

Idosa busca novos lares para gatos abandonados; saiba como adotar

Dona Lúcia conta que os animais foram todos abandonados na porta de casa, mas agora por recomendações médicas precisa se cuidar e não poderá mais ficar com seus bichinhos

Moradora do Valparaíso de Goiás, Dona Lúcia Martins, 72 anos, se encontra em uma situação difícil: precisa doar os 15 animais de estimação. A idosa conta a história em um vídeo emocionante em que pede ajuda para conseguir doar seus 13 gatos e 3 cachorros — por não ter mais condições de cuidá-los devido sua idade avançada e saúde debilitada.

“Esses animais são fruto de gente irresponsável que abandona os animais aqui na minha porta e eu por misericórdia vou cuidando. Os últimos que colocaram foram esses pequenininhos, sem lógica, sem necessidade, eu estou pedindo pelo amor de Deus, adotem, ajudem, eu não posso simplesmente abandona-los”, relata a idosa emocionada.

Dona Lúcia conta que os animais foram todos abandonados na porta de casa, mas agora por recomendações médicas precisa se cuidar e não poderá mais ficar com seus bichinhos. Em parceria com o projeto SOS Pets, a idosa espera que eles encontrem um bom lar para viver.

“Nós estamos fazendo esse apelo a todos vocês, pedindo para que vocês adotem esses animaizinhos, tem filhotinhos, tem idoso. A Dona Lúcia tem muito amor por eles, mas não tem mais condições de cuidar”, ressalta Regina Corvello, uma das protetoras do SOS Pets.

Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Cachorro para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - Gatos para adoção
Divulgação - O SOS Pets aceita teste fiv/felv, hemograma, rações, caminhas, mantas, caixinhas de areia e areia

Trabalho da SOS Pets

O projeto é independente e, além de Regina, é tocado por Débora Bispo, Zelina Nogueira, Alessandra Doreia, Rafaela Maia e Cissa Araújo — que acolhem animais abandonados ou vítimas de maus tratos. Atualmente elas abrigam 45 cães e 35 gatos, que recebem cuidados clínicos da veterinária Drª Fernanda Melo, uma das parceiras do projeto. As protetoras sustentam o projeto com doações, rifas e até mesmo dinheiro próprio, e pedem ajuda para encontrar lares seguros para os animaizinhos.

“A maioria dos gatinhos (abandonados) chegaram bem debilitados, baixo escore corporal, alguns com alopecia, rinotraqueíte (espécie de gripe felina) e sarna de orelha. Outros com olhos comprometidos necessitando retirar para que não comprometesse a saúde mais ainda do gatinho (cirurgia de enucleação)”, relata a veterinária, que deixa um conselho para quem têm interesse em adotar um animal:

“Adotar um gatinho mais velho tem sua vantagem, pois diferente de um gatinho filhote, ele já possui uma personalidade formada, com isso, toda aquela agitação do filhote não temos, vamos ter um animal mais companheiro. Diferente do que muito se pensa, adotar um animal mais velho tem muitas vantagens, como por exemplo: saber usar a caixinha, são mais independentes, são mais tranquilos e além disso tudo, adotar um gato mais velho ou proveniente de maus tratos é um verdadeiro ato de amor. É proporcionar carinho para um ser que foi rejeitado e que tem uma nova oportunidade na vida e não se deve pensar que em relação ao tempo que viverá ao seu lado será breve, pois atualmente os gatos vivem muito e com cuidados, boa alimentação e atendimento veterinário é possível prolongar a vida dos bichinhos”.

Interessados em conhecer e adotar um dos gatos ou cachorros de Dona Lúcia podem entrar em contato com Regina (6199694-5653) ou Débora (6198106-5372). O SOS Pets (@sospetsbrasil) também aceita doações de Teste fiv/felv; hemograma; rações; lar temporário; caminhas; mantas; caixinhas de areia e a própria areia. Conheça mais do projeto no perfil do Instagram.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!