Jornal Correio Braziliense

Manifestação

Bolsonaristas marcam novos atos golpistas ao longo do país nesta quarta

Na convocação que circula pelas redes bolsonaristas, é informado que o ato é "pela retomada do poder" e promete ser "gigante"

Após a depredação das sedes dos três poderes da República no último domingo (8/1) e da prisão de 1,5 mil extremistas apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, circula nas redes bolsonaristas uma convocação para novas manifestações golpistas, nesta quarta-feira (11/1), em todas as capitais do país.

O banner compartilhado nas redes diz que o ato será “pela retomada do poder” e promete que será "gigante". Na imagem também estão indicados os locais em cada uma das capitais para a reunião dos extremistas. Em Brasília, o local marcado é a Esplanada dos Ministérios, que voltou a ser aberta na terça-feira (10/1). Em São Paulo (SP), a reunião deve ocorrer na Avenida Paulista e no Rio de Janeiro (RJ) na Praia de Copacabana. Todas as manifestações estão marcadas para iniciar às 18h.

Redes sociais - Publicação convocando para nova manifestação extremista de bolsonaristas que não aceitam os resultados das eleições
 

Terrorismo

Em ato terrorista, os prédios dos três poderes, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto, foram invadidos por vândalos no último domingo (8/1) deixando o rastro de muita destruição no patrimônio público e em obras de arte valiosas. O episódio resultou na prisão de 1,5 mil integrantes do movimento.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de governador do Distrito Federal por 90 dias. Moraes citou descaso e omissão por parte de Ibaneis em relação aos atos ocorridos no domingo, já que é o GDF o responsável pela segurança na capital. A Polícia de Militar (PMDF) é suspeita de conivência e omissão durante a invasão.

Alexandre de Moraes também determinou a prisão do ex-comandante da PMDF coronel Fabio Augusto Vieira. Durante os atos antidemocráticos ocorridos no domingo na Praça dos Três Podres, Fabio era o comandante da corporação.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!