Apesar da alta na temperatura prevista para os próximos dias, as pancadas de chuva e trovoadas isoladas devem permanecer até sexta-feira (13/1), no Distrito Federal. Para esta terça-feira (10/1), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de temperatura máxima de até 27ºC e mínima de 18ºC. A umidade relativa do ar vai variar de 90% a 50% ao longo do dia, com calor principalmente pela manhã até o meio da tarde.
A mistura da umidade com o calor deve ocasionar a formação de nuvens com pancadas de chuva em praticamente todo o DF. Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, a tendência é se ter momentos de abertura do sol ao longo do dia. "No horizonte, se vê aquelas nuvens cinzas indicando justamente aquela pancada de chuva que pode ocorrer. A temperatura elevada e a umidade alta favorece esse padrão, que é típico do verão", explica.
A especialista acrescenta que, nos últimos dias, o DF estava com o corredor de umidade, chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas), que resulta em tempo nublado, mas perdeu a força. "Ela mantém ainda muita umidade na atmosfera, mas teremos muitas nuvens e chuvas, acompanhadas de rajadas de vento", completa Andrea.
Alerta amarelo
Na página oficial, o Inmet publicou, na manhã desta segunda-feira (9/1), um alerta amarelo de chuvas intensas, válido até as 10h desta terça-feira. O comunicado informa que haverá chuva entre 20 e 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. O instituto avisa também sobre o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas. O órgão aconselha, ainda, que as pessoas não estacionem veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Cuidados no trânsito
» Mantenha uma distância maior do veículo da frente. Isso reduz o risco de colisão, caso seja preciso frear de forma brusca.
» Pise no freio de forma gradual até chegar a uma velocidade adequada e nunca dirija em alta velocidade.
» Nunca use os freios em caso de aquaplanagem. Mantenha o volante firme e não o movimente bruscamente, tire o pé do acelerador e não pise no freio até que os pneus voltem a ter contato com o solo e o carro esteja sob controle.
» Evite o embaçamento do vidro, mantenha o ar-condicionado ligado, acione o desembaçador elétrico traseiro ou use o ventilador. Evite passar a mão no vidro para desembaçar.
» Mantenha os faróis baixos ligados. O recurso aumenta a visibilidade e facilita a identificação de trechos alagados. Evite usar o farol alto, pois o reflexo ofusca a visão dos demais motoristas.
» Acione o limpador de para-brisa, que deve ter as borrachas das palhetas sempre limpas para aumentar a eficiência.
» Confira a qualidade dos pneus. Quando estão lisos perdem a aderência com o solo.
» Motociclistas devem evitar enfrentar chuva forte. É fundamental usar capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, além de capa de chuva, jaqueta, luvas e botas.
*Fonte: Detran/DF
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.