Os deputados Fábio Félix (PSOL), Max Maciel (PSOL) em conjunto com lideranças de partidos políticos de esquerda e entidades sindicais, apresentaram nesta segunda- feira (9/1), o pedido de impeachment do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB). A documentação foi protocolada na Câmara Legislativa do DF (CLDF).
De acordo com a documentação, o governador do DF cometeu crime de responsabilidade ao deixar de agir para impedir atos terroristas que depredaram patrimônios públicos.
“Houve clara e nítida omissão e negligência por parte do governador que não fez a proteção das instituições brasileiras. Essa invasão anunciada se apresenta com conivência e apoio do governador, vez que nada fez para evitar o ato terrorista previamente anunciado.”
E continua: O governador permitiu que se espelhasse no Brasil o ocorrido no Capitólio , nos Estados Unidos, quando “trumpistas" o invadiram, depredaram e tentaram acabar com a democracia.
Além de Fabio Felix e Max Maxiel, assinam o documento: União Nacional dos Estudantes, Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Partido dos Trabalhadores (PT), Rede Sustentabilidade do Distrito Federal e Partido Socialismo e Liberdade no Distrito Federal (PSOL).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.