Durante os atos antidemocráticos realizados na Esplanada dos Ministérios neste domingo (8/1), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu 204 criminosos em flagrante pelos crimes de vandalismo e depredação ao patrimônio público. Os detidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Especializada (DPE).
De acordo com a PCDF, o número foi contabilizado somando os Autos de Prisões em Flagrante (APFs), Termos Circunstanciados (TCs) e Procedimentos de Apuração de Atos Infracionais (PAAIs). Ao todo, 300 pessoas foram identificadas e conduzidas à sede da PCDF.
Após os procedimentos legais, os envolvidos foram recolhidos à carceragem da polícia, onde permanecem à disposição da Justiça. Na manhã desta segunda-feira (9/1), todos os suspeitos passaram por exame de corpo de delito, foram interrogados e identificados pela corporação.
A PCDF confirmou que, além dos criminosos, cerca de 40 aparelhos celulares foram apreendidos pela corporação com os golpistas.
Atos terroristas
A tentativa anunciada de golpe começou a ser colocada em prática por cerca de 4 mil pessoas que chegaram a Brasília em aproximadamente 100 ônibus, no último sábado. O grupo estava acampado em frente ao Quartel-General do Exército e desceu rumo à Esplanada dos Ministérios no início da tarde de domingo.
Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado das eleições gerais de 2022, invadiram a Câmara dos Deputados, Senado Federal, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), por volta das 14h, de domingo.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.