Jornal Correio Braziliense

Mobilidade urbana

DF recebe 379 novos abrigos de vidro e metal em 14 pontos de ônibus

Após mapeamento de 181 locais para implantação das estruturas, 87 abrigos foram concluídos. Paradas ficam perto de setores comerciais, instituições de saúde e órgãos públicos

O Distrito Federal terá 379 novos abrigos de pontos de ônibus com estrutura de metal e vidro instalados em 14 regiões administrativas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6/1) pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Os abrigos foram concebidos e fabricados nos padrões certificados pelas normas da Organização Internacional para Padronização (ISO, em inglês).

De acordo com a Semob, a disponibilidade e o tamanho da estrutura do abrigo favorecem a acessibilidade. As estruturas possuem maior resistência e adaptação às variações climáticas. Os vidros, na cor cinza- fumê, proporcionam visibilidade e proteção dos usuários ao sol.

As estruturas beneficiam os usuários do transporte coletivo em pontos próximos a setores comerciais, instituições de saúde, órgãos públicos e áreas residenciais.

Mapeamento dos locais

Após o mapeamento de 181 locais para implantação das estruturas, 87 abrigos foram concluídos. O Setor de Indústria e Abastecimento (Sia) e o Lago Sul terão 23 estruturas, respectivamente. O Plano Piloto vai receber 21, enquanto Taguatinga terá 18 e Noroeste recebe 17 novas paradas de vidro e metal.

As demais localidades beneficiadas com novos abrigos são Núcleo Bandeirante (14, três dos quais na Metropolitana), Setor de Clubes Sul (11), Setor de Oficina (SOF) Sul (nove), Epia Norte (nove), Estrutural (oito), Sudoeste (seis), Gama (seis), DF-070 (cinco), Lago Norte (três), UnB (três), SMU (dois), Cruzeiro (um), Octogonal (um) e Candangolândia (um).

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Com informações da Semob