Jornal Correio Braziliense

LEGISLATIVO

Gabriel Magno será líder da Minoria na Câmara Legislativa do DF

O parlamentar foi escolhido pela oposição do governo para exercer a função. Professor do ensino médio da Secretaria de Educação do DF e ex-chefe de gabinete da petista Arlete Sampaio, ele vai para a primeira legislatura como distrital

O deputado distrital Gabriel Magno (PT) foi escolhido pelos deputados da oposição para ser o líder da Minoria na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Com ele, Max Maciel (PSol) será o vice.

Apesar de ter dois blocos da oposição na Casa, PT e PSol-PSB tinham decidido que iriam votar juntos nessa legislatura. A união foi formada pelos dois nomes que não estavam compondo nenhuma função de líder e vice-líder dentro de seus blocos.

Oficialmente, a oposição passa a contar com seis parlamentares: Gabriel Magno (PT), Chico Vigilante (PT), Ricardo Vale (PT), Max Maciel (PSol), Fábio Felix (PSol) e Dayse Amarílio (PSB). 

Perfil do líder e vice

Gabriel Magno

Gabriel Magno é professor do ensino médio da Secretaria de Educação do DF. Considerado sucessor da deputada distrital Arlete Sampaio (PT), de quem foi chefe de gabinete, chega à CLDF, pelo PT, em sua primeira eleição com propostas para a educação, saúde e direitos humanos, entre outras áreas. Além disso, afirma que vai lutar por “uma cidade para todos”.

Max Maciel

Nascido e criado em Ceilândia, é ativista e mobilizador social. Max Maciel é também pedagogo e especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela UnB. Durante a campanha, se colocou como o candidato da periferia, com o objetivo de colocar o jovem periférico no centro das decisões políticas. Foi eleito pelo PSOL - Partido Socialismo e Liberdade.

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.