Jornal Correio Braziliense

Águas Claras

Jovem que caiu de varanda em Águas Claras será sepultada nesta quinta

Isis Tabosa caiu de sacada do prédio onde estava. O dono do apartamento chegou a ser preso em flagrante, mas depois foi solto pela justiça. Ontem, a polícia localizou o namorado da vítima. Investigação está sob sigilo

Será sepultada nesta quinta-feira (5/1) a jovem Isis Tabosa Araújo, 21 anos, que morreu ao cair da varanda de um apartamento do 5º andar, no Condomínio Century Plaza, em Águas Claras. O caso é investigado em sigilo pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), mas hipótese de suicídio foi descartada logo no início da apuração. O Correio revelou em primeira mão que o proprietário do flat, identificado como José Américo da Silva Júnior, 42, foi preso pelos crimes de favorecimento pessoal e fraude processual, mas acabou liberado pela Justiça. Ontem, a polícia colheu o depoimento de mais três pessoas, incluindo o namorado de Isis.

José Américo tinha o costume de promover festas no apartamento por longos dias e chegou a receber 11 multas por reclamações diversas. Em março de 2020, o homem foi denunciado por ameaçar vizinhos e causar perturbação ao sossego alheio, colocando músicas altas e promovendo algazarras. Em depoimento à polícia na época, uma moradora relatou ter sido ameaçada de morte por José.

Sob condição de anonimato, um funcionário do condomínio contou à reportagem que as queixas contra José são recorrentes e que sofria de esquizofrenia. "Depois do incidente em 2020, ele melhorou o comportamento". O prestador de serviço do prédio chegou a entrar no imóvel no dia em que a jovem caiu da varanda. Segundo ele, o que chamou a atenção é que José estava limpando o apartamento.

Após a jovem cair do 5º andar, os policiais militares foram acionados ao local e, ao entrarem no apartamento, encontraram o imóvel alagado. José Américo estava sentado na cama e contou aos policiais que havia sujado a unidade de café e, por isso, decidiu limpar. Ao lado de um armário havia, ainda, marcas de sangue, ao qual o homem alegou que teria sido por causa de uma queda sofrida no dia anterior. Outro ponto que chamou a atenção dos militares foi a mancha de sangue encontrada na cortina da sala. José afirmou que tratava-se de vinho.

O resultado da perícia deve dizer também se Isis chegou a ser agredida antes de tombar. Uma testemunha contou à polícia que viu o momento em que a jovem passou da varanda para a sacada do vizinho. "Parecia que estava fugindo de algo", contou. Ela tentou abrir a porta da unidade ao lado e, ao perceber que estava trancada, retornou. Foi no momento em que tentava voltar, que Isis se desequilibrou e despencou. Socorristas do Corpo de Bombeiros (CBMDF) foram acionados e tentaram reanimar a jovem, mas ela não resistiu e morreu.

Prisão

Logo após o incidente, o Correio apurou que José Américo e o namorado de Isis saíram do apartamento e foram até a garagem do condomínio. Os dois entraram no carro e José assumiu a condução do veículo. Ao ser questionado pela polícia sobre onde teria deixado o garoto, o homem permaneceu em silêncio.

A polícia prendeu José em flagrante horas depois, no próprio apartamento. Em audiência de custódia, o Ministério Público do DF (MPDFT) se manifestou pela prisão temporária ou preventiva, mas a Justiça entendeu que não há elementos de favorecimento pessoal e "sequer há indicação de quem teria sido o autor". Ao final, o magistrado concedeu liberdade provisória ao acusado. Ele não deverá se ausentar do DF nos próximos 30 dias nem poderá retornar ao local onde ocorreu o fato.

Em entrevista exclusiva ao Correio, o advogado de defesa de José Américo, Sirleison José de Sousa, considerou que a prisão do cliente foi ilegal. "Não há indício da prática de crime doloso contra a vida. A vítima caiu sozinha da sacada. Assim, não estão presentes os requisitos que autorizam a prisão em flagrante", afirmou. Os detalhes sobre o depoimento das três pessoas não foram divulgados pela polícia.

Isis será velada hoje, às 8h30 na Capela 3 do Cemitério Campo da Esperança de Taguatinga. O sepultamento está previsto para as 11h30.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!