No Distrito Federal o verão se impõe cm madrugadas frias, manhãs nubladas e tardes ensolaradas com possibilidade de pancadas de chuva. A tendência é que o cenário se repita nesta quarta-feira (4/12), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nas primeiras horas do dia, a temperatura mínima chegou aos 16°C, em Águas Emendadas, e tende a subir para 28°C no período vespertino, principalmente na região do Gama. Além disso, a umidade relativa do ar varia entre 95% e 45%.
De acordo com a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, as taxas favorecem o aparecimento de chuvas, trovoadas e rajadas de vento na capital do país. “Os índices que estamos acompanhando indicam a formação de nuvens e, consequentemente, de chuvas. O aumento das temperaturas, com a umidade relativa do ar alta, está associado ao tempo que o brasiliense vem enfrentando”, explicou.
A profissional relatou , ainda, que o DF segue com alerta amarelo, o que indica perigo em potencial. “Na manhã desta quarta (4/1) esse alerta pode mudar, mas acredito que ele vai continuar valendo para a população. Mesmo representando baixo perigo, é importante que o cidadão se atente”, ressaltou Andrea.
O aviso publicado na página do instituto alerta sobre o perigo das chuvas intensas, podendo chegar a 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.
Diante disso, o Correio elencou algumas dicas de como se proteger. Confira:
- Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.