Apesar das especulações sobre uma possível reviravolta sobre o nome de Anderson Torres à frente da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), o governador Ibaneis Rocha (MDB) reafirmou que o ex-ministro do governo Bolsonaro vai seguir sendo secretário do DF. “Ele já está liberado (da Polícia Federal). O assunto está decidido e encerrado”, disse, ao Correio.
Torres é delegado da Polícia Federal, e para ocupar cargos fora da PF, depende de cessão da corporação, que hoje é subordinada de Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A declaração ao Correio veio após o chefe do Executivo local se encontrar com o próprio ministro, durante a posse de Dino na tarde de hoje. Ibaneis também compareceu à posse do ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, no início da noite de hoje.
Torres
Anderson Torres foi nomeado como secretário de Segurança Pública do DF no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (2/1). Ele foi secretário do governo anterior entre novembro de 2018 e março de 2021, quando deixou o cargo para atuar como ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O secretário é considerado por Ibaneis como um excelente gestor, principalmente pelo papel que desempenhou no período que atuou como titular da pasta. Uma ala do Partido dos Trabalhadores (PT), próxima ao governo federal, era contra o retorno de Torres para chefiar a segurança da capital federal.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.