O primeiro dia útil do ano será marcado por muitas nuvens e pancadas de chuvas em áreas isoladas, à tarde. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (2/1), no DF, a temperatura mínima fica em torno dos 19ºC, com máxima de 28ºC. No início do dia, a sensação térmica era de cerca de 19ºC.
A umidade relativa do ar ficou em 85% pela manhã, mas pode alcançar os 45% nos períodos mais quentes do dia. No entanto, o Inmet destaca que essas condições climáticas não devem se manter ao longo da semana.
A partir de quarta-feira (4/1), no entanto, é previsto aumento no volume de chuvas e queda nas temperaturas. Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, isso ocorre devido à atuação de uma frente fria no litoral da região Sudeste que canaliza umidade da região norte, formando um corredor que passa pela região Centro-Oeste, favorecendo clima com mais formação de nuvens e chuvas.
O especialista também esclarece que o clima não é anormal para a época, visto que o verão é a estação mais chuvosa do ano. “Não é atípico. Novembro, dezembro e janeiro são os meses em que mais chove. Como não temos nenhum sistema (climático) atuando, como tivemos ontem, temos mais calor. De outra forma, as quedas (de temperatura) são mais frequentes, devido à alta cobertura de nuvens”, explica.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.