Depois de tomar posse na Câmara Legislativa (CLDF), o governador Ibaneis Rocha (MDB) empossou o secretariado, em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, neste domingo (1º/12). Na composição, ele optou por manter grande parte do primeiro escalão. Dos 29 titulares do mandato anterior, o governador segue com 20 colaboradores, entre eles, os de áreas estratégicas, como Educação, com Hélvia Paranaguá, e Saúde, nas mãos de Lucilene Maria Florência de Queiroz. A Segurança Pública terá o retorno de Anderson Torres. O grupo será responsável pelo planejamento, organização e execução dos projetos para o segundo mandato do chefe do Executivo local.
Os secretários foram chamados um a um pelo nome e cargo. O governador foi o único a discursar e usou uma metáfora para dizer que o trabalho começou. "O time está montado e, agora, precisamos entrar em campo para ajudar o DF. Tenho a convicção de que faremos um mandato ainda melhor do que fizemos nos últimos quatro anos", afirmou.
Entre os empossados, estão secretários que ocupam a função desde 1° de janeiro de 2019 — início da gestão Ibaneis —, como Valter Casimiro no Transporte e Mobilidade, e Mateus de Oliveira, no Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Nomes como o do ex-deputado distrital Agaciel Maia (PL) compõem a nova equipe. Ele está à frente da pasta de Relações Institucionais (Serins). O ex-vice-governador Paco Britto (Avante) fica com a Secretaria de Assuntos Internacionais (Seai).
Continuidade
Apesar de ter participado da cerimônia, Júlio Danilo não seguirá como titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). O intuito de Ibaneis foi prestigiar o trabalho de Júlio Danilo, responsável por toda a coordenação de segurança nas festas de posse do governador e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Foi uma decisão do governador e vemos com muita naturalidade. Acredito que a transição vai ser tranquila, pois ele (Torres) já foi secretário de Segurança Pública. Também encerramos com os menores índices de criminalidade dos últimos quarenta e cinco anos. Então, ele vai pegar uma pasta organizada, uma cidade segura, tranquila, para prosseguir", disse Júlio Danilo. Nesta segunda-feira (2/1), Anderson Torres toma posse, conforme antecipou a jornalista Ana Maria Campos, no blog CB.Poder. Ele comandou a SSP-DF de novembro de 2018 a março de 2021, quando saiu para ser o ministro da Justiça na gestão de Jair Bolsonaro.
Mantendo-se na Secretaria de Educação, Hélvia Paranaguá afirmou que o sentimento em continuar à frente da pasta é de empolgação, animação e, principalmente, motivação. "A Educação é isso, ter inspiração e paixão para levar os projetos adiante", adiantou.
Entre os principais desafios, Hélvia destacou o desejo de ter cada vez mais vagas disponíveis nas escolas, para atender ao número de alunos que está sempre crescendo, seja pela chegada de novas pessoas à capital, ou pelos pais que optam por tirar os filhos da rede privada e matriculá-los na pública.
Há seis meses como titular da Saúde, Lucilene Maria Florência de Queiroz confirmou a construção de mais três hospitais e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) no Distrito Federal e o aumento da força de trabalho, por meio de um concurso que está homologado.
A secretária avaliou que o momento é um recomeço cheio de trabalho a ser feito e garantiu que o principal objetivo de sua gestão é a ampliação do acesso aos serviços, promovendo a expansão da cobertura da chamada Estratégia Saúde da Família (SF), que se refere à atenção básica.
"O momento que vivemos na pandemia é oportuno para o aumento desse atendimento, ainda temos muitos déficits e precisamos fortalecer o atendimento primário, a porta de entrada, que é a ESF, um dos meus pilares", completou.
Confira quem são os secretários
Estreantes
» Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Fernando Antonio Rodriguez
» Assuntos Internacionais: Paco Britto
» Atendimento à Comunidade: Claryssa Nayara Alves Roriz
» Ciência, Tecnologia e Inovação: Gustavo Carvalho Amaral
» Esporte e Lazer: Júlio César Ribeiro
» Família e Juventude: Rodrigo Germano Delmasso Martins
» Meio Ambiente e Proteção Animal: Daniel Donizet
» Mulher: Giselle Ferreira de Oliveira
» Pessoa com Deficiência (secretaria extraordinária): Flávio Pereira dos Santos
» Relações Institucionais: Agaciel Maia
Seguem no cargo
» Administração Penitenciária: Wenderson Souza e Teles
» Casa Civil: Gustavo Rocha
» Comunicação: Wellington Luiz Moraes
» Cultura e Economia Criativa: Bartolomeu Rodrigues da Silva
» Desenvolvimento Social: Ana Paula Soares Marra
» Desenvolvimento Urbano e Habitação: Mateus Leandro de Oliveira
» Educação: Hélvia Paranaguá
» Fazenda: José Itamar Feitosa
» Governo: José Humberto Pires
» Justiça: Marcela Meira Passamani
» Obras: Luciano Carvalho de Oliveira
» Planejamento, Orçamento e Administração: Ney Ferraz Júnior
» Projetos Especiais: Roberto Vanderlei de Andrade
» Proteção da Ordem Urbanístico (DF Legal): Cristiano Mangueira de Sousa
» Saúde: Lucilene Maria Florência de Queiroz
» Segurança Pública: Júlio Danilo*
» Trabalho e Desenvolvimento Econômico: Thales Ferreira
» Transporte e Mobilidade: Valter Casimiro
*Até a posse de Anderson Torres
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso