Por volta das 9h, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) revistava todos os populares que chegavam à Esplanada dos Ministérios para acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O início da manhã deste domingo (1°/1) foi agitado no centro da capital do país.
Com objetivo de reforçar o esquema de segurança para a cerimônia, o Governo do Distrito Federal (GDF) limitou o acesso à Praça dos Três Poderes: 40 mil pessoas foram autorizadas a entrar. A chegada ao local só pode ser a pé e, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, todos passarão por revista dos policiais.
No local, o Correio apurou que a revista policial está ocorrendo somente nas mediações da Praça dos Três Poderes. Inicialmente, a corporação preparou o esquema de segurança próximo à rodoviária, mas o quantitativo de apoiadores e cidadãos se tornou inviável para a revista e passagem de detector de metais. Por volta das 10h, as vias que cortam o Eixo Monumental estavam liberadas para livre circulação de pedestres.
Informações obtidas por populares revelam que a PMDF está revistando quem chega na Praça dos Três Poderes para acompanhar o presidente subindo a rampa do Palácio do Planalto. Outros locais da Esplanada não estão sendo monitorados.
Promessa
Para que Brasília tenha eficácia no atendimento de ocorrências e na prestação de serviços no evento, a Secretaria de Segurança Pública montou uma Cidade da Segurança, na área do Museu Nacional. A estrutura dará apoio aos agentes durante a operação e funcionará como uma base das forças de segurança.
Além dos pontos de apoio para tropas especializadas, será instalado um posto de regulação médica, que funcionará de forma conjunta entre Samu e o Corpo de Bombeiros (CBMDF). Haverá, também, três pontos médicos. Ambulâncias de atendimento pré-hospitalar serão posicionadas ao longo da Esplanada.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.