Infraestrutura

Parede de viaduto perto do aeroporto racha e técnicos avaliam riscos

Uma rachadura na parede do viaduto de acesso ao aeroporto de Brasília leva Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros a avaliarem se há risco de a estrutura desabar

Adriana Bernardes
Carlos Silva*
postado em 31/01/2023 15:09 / atualizado em 31/01/2023 18:34
 (crédito: Carlos Silva)
(crédito: Carlos Silva)

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) avaliam se o viaduto no sistema viário nas proximidades do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek corre o risco de desabar. Os especialistas em infraestrutura foram chamados após o surgimento de uma rachadura na parede do viaduto, localizado na Estrada Parque Dom Bosco (DF-025), que dá acesso à Estrada Parque Aeroporto (Epar). A interdição ocorre no sentido Park Way-Plano Piloto.

Este é o mesmo viaduto que, alagou após forte chuva na tarde de 25 de janeiro. Na ocasião, o motor de uma ambulância que levava falhou, quando o condutor tentou atravessar no meio do aguaceiro. A ambulância seguia para Santa Maria quando ficou presa na inundação.

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela manutenção da estrutura, confirma a interdição temporária do viaduto para o tráfego de veículos. E acrescenta que, "devido os episódios de chuva forte naquela região nas últimas semanas, a interdição tem o objetivo de avaliação preventiva da estrutura da obra de arte especial, e está sendo realizada pela equipe técnica especializada do órgão.

Galeria dos estados

Em fevereiro de 2018, parte do viaduto da Galeria dos Estados desabou, abrindo uma cratera sobre o Eixão Sul. Os blocos de concreto caíram sobre os carros e, por sorte, ninguém se feriu. Após mais de um ano em reforma, o local foi liberado para a circulação de veículos e para o funcionamento do comércio. 

* Estagiário sob a supervisão de Adriana Bernardes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE