Fake news

É falsa informação sobre distribuição de cadeiras de rodas pela Saúde

Notícia falsa diz que pasta "fez a compra de uma grande remessa" e que interessados precisam solicitar via internet. Cidadão deve agendar atendimento presencial

Correio Braziliense
postado em 31/01/2023 10:26 / atualizado em 31/01/2023 10:26
 (crédito: Luis Nova/Esp.CB/D.A. Press)
(crédito: Luis Nova/Esp.CB/D.A. Press)

São falsos os textos que circulam em aplicativos de mensagens com informações sobre como solicitar cadeiras de rodas à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A notícia falsa afirma que a pasta "fez a compra de uma grande remessa" e que quem precisa deve solicitar via internet.

Na verdade, para receber cadeiras de rodas, órteses ou próteses ambulatoriais da Secretaria de Saúde o cidadão deve agendar o atendimento presencial no Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (Naopme), que fica na estação de Metrô 114 Sul. O agendamento pode ser feito por este link ou pelo telefone 2017-1145, ramal 1164.

Documentação com foto

É preciso apresentar documento de identificação com foto (ou certidão de nascimento para menor de 12 anos), CPF, Cartão Nacional do SUS, número do cadastro SES, comprovante de residência atualizado e laudo médico ou solicitação de profissional da área de saúde.

Após avaliação e cadastro no Banco de Dados do Programa de Órteses e Próteses, o paciente entra na fila para recebimento do produto específico para o seu caso. Por isso, a compra de cadeiras de rodas e outros insumos ortopédicos é realizada mediante lista de pacientes cadastrados. Além disso, a aquisição desses materiais ocorre de forma regular, durante todo o ano. A entrega dos materiais é realizada por ordem de inscrição.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE