Inclusão

Visibilidade trans: Sejus promove portal voltado para a população LGBTQIA+

O site conta com um guia prático, que reúne informações de políticas públicas sobre cidadania, saúde e direitos humanos

Yasmin Rajab
postado em 29/01/2023 11:41
 (crédito: Divulgação/Jhonatan Vieira)
(crédito: Divulgação/Jhonatan Vieira)

No dia 29 de janeiro é comemorado o Dia da Visibilidade Trans. Em celebração à data, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) promove um portal governamental voltado especialmente para a comunidade trans: travestis, transexuais e transgêneros. 

Com o apoio da Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção de Direitos e Cidadania LGBT, a pasta possui o objetivo de promover a cidadania, o enfrentamento à discriminação e o acesso aos direitos sociais do segmento. 

Está disponível no site um guia prático, que reúne informações de políticas públicas sobre cidadania, saúde e direitos humanos, além de telefones para denúncias, informações de legislações, indicações de equipamentos, explicações de termos e conceitos e um espaço para solucionar dúvidas e orientações de retificação de prenome. 

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, alerta sobre o crescente quadro de violência e discriminação contra a população LGBTQIA+. "Eles e elas enfrentam constantes de risco, além da violação de direitos. Esse cenário é somado às situações de vulnerabilidade socioeconômica e conflitos familiares. Para nós, o site representa mais visibilidade, respeito e cidadania para essa população do Distrito Federal”, afirma.

A Sejus/DF tem o objetivo de promover políticas públicas de cidadania e de direitos humanos, mediante ação integrada entre órgãos públicos e a sociedade civil, de forma a garantir direitos também a essa parcela importante da sociedade. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE