O interventor federal Ricardo Cappelli detalhou como será a entrega do relatório que mostra falhas na segurança pública nos atos terroristas de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes. Cappelli disse que ainda faltam alguns pontos para completar o balanço e pontuou que o relatório vai levar a informação “mais precisa possível”. A expectativa é que o relatório seja entregue primeiro ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e, depois, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Ao lado de Cappelli, trabalha o secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e delegado da PF Milton Rodrigues Neves para que o relatório fique pronto ainda nesta quarta-feira (25/1) e, caso não consiga entregar ainda nesta quarta, que possa ser entregue até, no mais tardar, a manhã desta quinta-feira (26/1).
“Tenho que voltar para terminar o relatório. Vai depender se a gente conseguir terminar (o relatório). Estou tentando hoje, mas se não der, vai ser amanhã de manhã (..) É um relatório que a gente está procurando responder algumas perguntas, a partir do levantamento de uma série de documentos. É o zelo pela informação”, disse Cappelli, aos jornalistas.
O Correio apurou que para esta quarta, Alexandre de Moraes não tem agenda, justamente no aguardo do relatório do homem de confiança de Dino, o número 2 do Ministério da Justiça. Na mesma coletiva de imprensa em que o interventor esteve presente, a governadora em exercício Celina Leão (PP) confirmou o nome de Sandro Avelar à frente da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).
Sandro Avelar retorna à SSP
Sandro Avelar será secretário da SSP-DF após o período de intervenção federal na segurança pública. O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (25/1). O delegado da PF vai assumir o posto deixado por Anderson Torres, exonerado no domingo 8 de janeiro pelo governador afastado Ibaneis Rocha (MDB).
“Recebo esse convite como uma missão. Já tive esse cargo antes, quero trazer esse espírito de colaboração para ajudar o país a manter a ordem”, diz Sandro. “Eu acho que fui convidado pelo meu perfil técnico, a minha ideia é chegar e avaliar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. Confio totalmente nas forças de segurança do Distrito Federal”, acrescentou o novo secretário.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.