VACINAÇÃO

Adolescentes de 11 a 14 anos podem se vacinar contra a meningite

O calendário vacinal indica que o imunizante pode ser aplicado em crianças de até 12 anos, mas a idade foi estendida para o público de 14 anos até junho

Correio Braziliense
postado em 24/01/2023 21:38 / atualizado em 24/01/2023 21:38
 (crédito: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF)
(crédito: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF)

Adolescentes de 11 a 14 anos do Distrito Federal já podem se vacinar contra a meningite. De acordo com o calendário vacinal, o imunizante é indicado somente para quem tem entre 11 e 12 anos. Porém, até junho, a aplicação será estendida para adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A doença é caracterizada pela inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges. Pessoas infectadas pela meningite apresentam rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, febre e vômito. Nos casos mais graves pode haver danos neurológicos, entre outras sequelas, e levar à morte.

Segundo a Secretaria de Saúde (SES), a rede pública do DF está abastecida com mais de 6 mil doses da meningocócica ACWY, imunizante capaz de proteger contra quatro tipos de sorogrupos da doença.

A vacina está disponível em mais de 100 unidades da SES, de segunda-feira a sábado. A secretaria reforça que é possível receber a meningocócica ACWY junto a outra vacina no mesmo dia. O imunizante também deve ser aplicado mesmo se a criança tiver recebido a meningocócica C anteriormente.

Bebês

A vacinação em crianças de até 1 ano é fundamental, porque a meningite na infância pode deixar sequelas graves. O calendário de vacinação prevê aplicação de doses aos 3 e aos 5 meses de vida, com dose de reforço aos 12 meses.

Em caso da criança não ter tomado a vacina na idade indicada, há a alternativa de receber uma dose única até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE