Esperança

Nascem no Zoo dois filhotes de sagui-de-coleira, espécie ameaçada de extinção

Com um alto risco de sumirem da natureza, os pais dos bebês — ainda sem sexo identificado — chegaram em Brasília após serem resgatados em Manaus. Agora, a prioridade é a reprodução da espécie

Correio Braziliense
postado em 20/01/2023 18:22 / atualizado em 20/01/2023 18:22
 (crédito: Divulgação/FJZB)
(crédito: Divulgação/FJZB)

Dois filhotes de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie criticamente ameaçada de extinção, nasceram no Zoológico de Brasília no início deste mês. O sexo dos bebês ainda é desconhecido, mas os técnicos do Zoo acompanham a nova rotina da família, que está em um ambiente adequado preparado especialmente para eles.

Por serem uma espécie com alto risco de extinção, a prioridade do zoológico é a sua reprodução. Quando chegarem à fase adulta, os filhotes poderão receber autorização da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) para cruzarem com outros sauins de outras instituições do Brasil.

Os pais foram resgatados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Manaus (AM) e foram transferidos para Brasília. O Zoo participa do programa de reprodução em cativeiro do sauim-de-coleira, que visa conservar a espécie. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE