O empresário brasiliense Raif Jibran Filho, investigado por suspeita de ter sido um dos financiadores dos atos golpistas na Esplanada dos Ministérios, pulou da janela do segundo andar de uma casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para fugir da Polícia Federal. Dono de um famoso restaurante em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, Raif é filho do empresário libanês Jibran ElHadj, fundador do Torre Palace, abandonado desde 2013 e que, inclusive, pode ir a leilão esta semana.
Raif é um dos oito alvos da operação Lesa Pátria da Polícia Federal (PF), que já prendeu cinco pessoas. O bolsonarista fugiu ao ser abordado pela PF, nesta sexta-feira (20/1), que cumpria o mandado de prisão preventiva em uma residência dele.
Um vídeo gravado pelo empresário e divulgados nas redes sociais registrou a presença nos atos do dia 8, convocando os seguidores para “irem a guerra”:
"Dia 8, aqui, domingo. Mostrando que o poder emana do povo. Estamos aqui tomando tiro de borracha, gás lacrimogêneo, mas mostrando que essa porra é nossa! (...) É guerra! Quer ser comandado por comunista? Vem pra guerra!", diz Jibran Filho, no vídeo.
Esse é Raif Jibran Filho, proprietário do Rústico Premium Grill, um dos mais badalados e caros de São Jorge na Chapada dos Veadeiros onde a galera descolada gosta de fazer foto pra Instagram. Vamos deixar o restaurante famoso? pic.twitter.com/iaZEeqwX4X
— Lorena Rodrigues (@_mulher_aranha_) January 9, 2023
De acordo com a PF, os crimes pelos quais os empresários estão sendo investigados envolvem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Saiba Mais
- Diversão e Arte MC Cabelinho revela maior arrependimento após ter feito vasectomia
- Diversão e Arte ‘Esquadrão secreto’: Owen Wilson é super-herói em filme do Paramount+
- Diversão e Arte Ed Sheeran lança música em homenagem a amigo morto
- Cidades DF Chacina no DF: buscas no cativeiro são encerradas definitivamente
- Cidades DF Izalci Lucas se diz contra a federalização da segurança pública do DF
- Política Fake news: homem que destruiu relógio no Planalto não é militante do MST
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.