O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu mais de R$ 8,9 milhões para a reurbanização completa das quadras 3, 4 e 5, do Setor Comercial Sul (SCS). Os projetos padronizados foram elaborados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e estão sendo executados pela Secretaria de Obras (SODF).
Em todas as quadras haverá recuperação da pavimentação, reforma das calçadas, escadas e rampas, nova sinalização vertical e horizontal, reorganização dos estacionamentos, paisagismo e mobiliário urbano.
De acordo com o órgão, o projeto é no mesmo molde adotado para a reforma da W3 Sul, do Setor de Rádio e TV Sul e do Setor Hospitalar Sul.
“A proposta é que sejam áreas acessíveis a toda a população, dando fim às calçadas quebradas e deterioradas e aos estacionamentos irregulares. São ações que priorizam a segurança e o conforto de todos”, explica a engenheira Claudia Mansur, da Subsecretaria de Acompanhamento e Fiscalização da SODF.
Serviços em andamento
Para o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, a obra é uma demanda antiga da população e principalmente do comércio local. “Vai impactar a todos que frequentam o setor e é uma forma de valorizar a cidade”, diz
A Quadra 3 foi a primeira a receber máquinas e operários, em junho do ano passado. Atualmente, estão sendo feitos os assentamentos do piso tátil, que auxilia pessoas com deficiência visual ou baixa visão sobre o caminho, e do piso de alerta, que aponta possíveis obstáculos no trajeto de pedestres, como escadas, rampas e elevadores.
Na Quadra 5, onde as obras começaram em setembro de 2022, estão em andamento os serviços de concretagem de calçadas e travessias elevadas, assentamento de meios-fios, remoção de pedras portuguesas e nivelamento do solo.
Por último, na Quadra 4, a reforma começou em outubro do ano passado e estão sendo realizados o assentamento de meios-fios e preparação para concretagem de calçadas.
Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.