Chacina familiar

Amordaçadas, mãe e filha ficaram em cárcere por mais de 24 horas

Renata e Gabriela Belchior, esposa e filha de Marcos Antônio Lopes, foram mantidas em uma casa em Planaltina antes de serem mortas e carbonizadas dentro de um carro em Unaí (MG). Declaração foi feita à polícia por coautor preso

Darcianne Diogo
postado em 17/01/2023 23:22 / atualizado em 18/01/2023 00:21
 (crédito: Redes sociais)
(crédito: Redes sociais)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) confirmou que os dois corpos encontrados carbonizados dentro de um Siena em uma estrada de Unaí (MG) são do sexo feminino. O veículo está em nome de Marcos Antônio Lopes de Oliveira, 54 anos, apontado como um dos mandantes dos assassinatos de seis pessoas da mesma família do DF.

Em depoimento prestado à polícia, Horácio Carlos, coautor preso pela Polícia Civil do DF, contou que os cadáveres são de Renata Juliene Belchior, 52, e Gabriela Belchior, 25 (mulher e filha de Marcos). De acordo com o relato, as duas foram mantidas em cárcere por mais de 24 horas em uma casa localizada no Vale do Amanhecer, em Planaltina (veja vídeo do cativeiro abaixo).

O imóvel foi alugado pelo próprio Horácio dias antes. Um vídeo registrado pela polícia mostra o interior da casa. Renata e Gabriela tiveram os celulares retidos, foram vendadas e amordaçadas para não gritarem. Ainda com base no depoimento do preso, a todo momento, Thiago Gabriel Belchior, 30, (filho e irmão das vítimas) e Marcos trocavam mensagens com outras pessoas se passando pelas mulheres. Em um dos textos, eles chegaram a dizer que as vítimas estariam indo viajar.

Horácio contou que o crime teria sido motivado pelo interesse da dupla (Thiago e Marcos) em ficar com R$ 400 mil referentes à venda de uma casa, em Santa Maria. O imóvel pertencia a Renata Juliene, sogra da cabeleireira Elizamar da Silva. O esposo de Renata precisava de dinheiro e tramou o plano contra a mulher.

O esquema macabro também incluía a morte de Elizamar e dos três filhos — Gabriel, 7; e o casal de gêmeos Rafael e Rafaela, 6. A empresária foi atraída pelo marido Thiago até o condomínio dos pais dele, no Paranoá. Lá, Horácio assumiu a direção do veículo e, junto a Thiago, levou a mulher e as crianças até uma estrada de Cristalina (GO), onde ateou fogo no automóvel e nos corpos.

Na noite desta terça-feira (17/1), a PCDF prendeu um homem, de 34 anos, contratado para vigiar a casa em que mãe e filha estavam. A polícia segue em busca de Thiago e Marcos, dados como desaparecidos. 

 



 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Delegados Rafael Abrão (Goiás), Ricardo Viana e Achilles concederam coletiva na 6ª DP
    Delegados Rafael Abrão (Goiás), Ricardo Viana e Achilles concederam coletiva na 6ª DP Foto: Darcianne Diogo/CB/D.A.Press
  •  17/01/2023 Crédito: Carlos Vieira/CB. Coletiva sobre o caso de 6 corpos encontrados carbonizados. Na Foto Delegado Ricardo Viana, titular da 6ª DP ( Paranoá ).
    17/01/2023 Crédito: Carlos Vieira/CB. Coletiva sobre o caso de 6 corpos encontrados carbonizados. Na Foto Delegado Ricardo Viana, titular da 6ª DP ( Paranoá ). Foto: Carlos Vieira/CB
  •  Preso por suspeita de envolvimento no desaparecimento de oito pessoas da mesma família do Distrito Federal, Gideon Batista de Menezes, 55 anos, acumula inúmeros antecedentes criminais
    Preso por suspeita de envolvimento no desaparecimento de oito pessoas da mesma família do Distrito Federal, Gideon Batista de Menezes, 55 anos, acumula inúmeros antecedentes criminais Foto: PC/Divulgação
  • Horácio Carlos Ferreira Barbosa, 49 anos
    Horácio Carlos Ferreira Barbosa, 49 anos Foto: Carlos Silva/CB/DA Press
  • Carro encontrado carbonizado.
    Carro encontrado carbonizado. Foto: Material cedido ao Correio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE