CLDF

Requerimento da CPI da Câmara Legislativa será lido nesta quarta-feira

Reunião da Mesa Diretora da Câmara Legislativa definiu data para a sessão extraordinária, que vai abrir os trabalhos da comissão que vai investigar os atos golpistas ocorridos no DF

Arthur de Souza
postado em 16/01/2023 17:30 / atualizado em 16/01/2023 17:32
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)

Na tarde desta segunda-feira (16/1), os distritais que compõem a Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) escolheram, em uma reunião, a data para a sessão extraordinária em que será lido e aprovado o requerimento para formação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os atos golpistas ocorridos na cidade. No encontro, ficou definido que a sessão vai acontecer nesta quarta-feira (18/1), às 15h, no plenário da Casa.

Esse é o próximo passo para o andamento da comissão. Em seguida, os membros da CPI são escolhidos e definem, entre si, os cargos de cada um — presidente e vice-presidente são eleitos por votação, enquanto o relator é designado, de forma consensual, pelos deputados que farão parte do colegiado.

A CPI

A criação da CPI começou a ser discutida no dia seguinte aos atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes, durante uma sessão extraordinária na CLDF. Alguns pedidos para que uma comissão fosse aberta tinham sido protocolados individualmente por deputados.

No entanto, após uma sugestão de Chico Vigilante (PT), ficou decidido que o requerimento seria coletivo, de todos os distritais. Foram colhidas 23 assinaturas. Faltou apenas a do deputado Daniel Donizet (PL), que retornou à CLDF depois de sair da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, e não teve tempo hábil para assinar o documento.

O Correio apurou, alguns dias depois, que nomes começaram a ser definidos para ocupar as sete cadeiras disponíveis na CPI: Fábio Félix (PSol) e Robério Negreiros (PSD) — Félix foi definido pelo bloco PSol/PSB, enquanto Negreiros tem vaga certa pelo fato de ter sido o primeiro a assinar o pedido da CPI.

 

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE