Autoridades do Distrito Federal se reuniram no 6º Batalhão de Polícia Militar, conhecido como Batalhão Esplanada, na manhã desta segunda-feira (16/1), para planejar o reforço da segurança na Esplanada dos Ministérios. A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), o interventor da Segurança do Distrito Federal, Ricardo Capelli, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), marcaram presença na reunião, que ocorreu em virtude do ato terrorista de 8 de janeiro, que vandalizou prédios na Praça dos Três Poderes.
De acordo com a governadora em exercício, a ideia inicial é melhorar a estrutura do Batalhão que atende à região. “Nossa ideia inicial é darmos condições necessárias para melhorar essa estrutura para termos uma pronta resposta. Queremos, no mínimo, mais 500 homens. Hoje nós temos 248 homens a pronta resposta para essa área”, diz. Segundo Celina, o objetivo é fortalecer um batalhão de segurança voltado para os poderes da República Federativa. “Nós temos a possibilidade de aumentar o voluntariado da polícia militar. Hoje, gastamos 148 milhões e queremos dobrar isso para 300 milhões”, diz.
O voluntariado da polícia militar tem o objetivo de aumentar o efetivo e agregar a renda mensal do servidor. “Ele ganha por isso e tem direito a fazer dez voluntários por mês, é uma quantidade limitada, inclusive, pela questão de saúde. O policial trabalha por oito horas e consegue agregar a sua renda”, diz Celina. De acordo com ela, o pedido da corporação é antigo. “Temos condições de aumentar, de forma imediata, e as medidas estão sendo tomadas pelo secretário de planejamento. Teremos, ainda, os homens que estão acabando os cursos de formação. Serão 600 pessoas prontas para entrar e atuar nas nossas forças de segurança”, completa.
A longo prazo, a previsão é fazer uma reforma no batalhão. “Viemos conhecer as instalações com nosso intervento para vermos a possibilidade de dobrar o efetivo de forma imediata”. Segundo Celina, uma área com mais de cinco mil metros quadrados deve ser utilizada para isso.
Saiba Mais
- Cidades DF Georges Seigneur: "Não podemos permitir que os ataques fiquem impunes"
- Cidades DF Perícia usará teste de DNA para identificar corpos carbonizados
- Cidades DF Vereador é alvo de tentativa de assassinato; bala atinge filha dele
- Cidades DF Motorista fica preso às ferragens após capotar carro na BR-020
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.