Afastado do cargo desde 8 de janeiro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou nas redes sociais que não viajou para os Estados Unidos, e que permanece em Brasília à disposição da Justiça. O comunicado ocorreu na tarde deste domingo (15/1).
“Estão me marcando em algumas fake news que têm circulado, dizendo que estou fora do país. É mentira. Estou na minha casa em Brasília. Já estive espontaneamente na Polícia Federal e continuo à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos”, disse Ibaneis por meio de texto.
Porém, as especulações não surgiram sem fundamento. Ao Correio, o chefe do executivo relatou que iria viajar para fora do país em 16 janeiro. Porém, após os atos golpistas ocorridos na Esplanada dos Ministérios em 8 de janeiro, resolveu adiar a viagem de férias.
Rocha tinha planos de passar 15 dias no exterior e, por isso, passaria o comando da Buriti para a vice-governadora Celina Leão (PP). Conforme noticiado pela jornalista Ana Maria Campos, da coluna Eixo Capital do Correio, as férias estavam previstas desde o fim da campanha eleitoral em outubro.
A viagem criaria uma situação ainda mais desconfortável com os ministros e com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de Lula ter decretado intervenção federal na segurança pública do DF até 31 de janeiro, pessoas próximas ao governador temem que a medida possa se prolongar por mais tempo.
Saiba Mais
- Cidades DF Governador afastado, Ibaneis vai à PF para depor nesta sexta
- Política Quem é Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro preso pela PF
- Política Anderson Torres preso: as perguntas ainda sem resposta sobre atuação de ex-ministro em atos antidemocráticos
- Política Dino sobre acusações de que poderia ter impedido atos: 'Não sou profeta'
- Política Atos golpistas em Brasília: o que se sabe e o que já foi feito até agora
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.