Uma linha do tempo bem marcante será levada aos tribunais para expor a diferença de conduta e de resultado da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal em ocasiões semelhantes de enfrentamento a protestos na Esplanada. Seguirá a seguinte sequência comparativa de cenários:
Junho 2013
Ações violentas organizadas com uso de coquetel molotov por Black blocs na Esplanada, que chegou a ter mais de 100 mil pessoas em manifestações contra recursos públicos gastos na Copa do Mundo. Nenhuma das sedes dos Três Poderes foi invadida, apesar de tentativas.
- Presidente: Dilma Rousseff (PT)
- Governador: Agnelo Queiroz (PT)
- Secretário de Segurança: delegado da PF Sandro Avelar
7 de setembro de 2021
Manifestantes bolsonaristas rompem com facilidade barreira da PM na Esplanada. Prédio do STF é ameaçado. Crise institucional
- Presidente : Jair Bolsonaro (PL)
- Ministro da Justiça: Anderson Torres, que até meses antes era secretário de Segurança do DF
- Governador: Ibaneis Rocha (MDB)
1º de janeiro de 2023
Posse presidencial ocorre de forma pacífica, dentro da ordem. Nenhum distúrbio.
- Governador Ibaneis Rocha (MDB)
- Secretário de Segurança: delegado da PF Júlio Danilo
- Chefe da Casa Civil e coordenador do plano operacional do GDF para a posse presidencial: Gustavo Rocha
8 de janeiro de 2023
Atos terroristas com intenção de golpe invadem e depredam sedes dos Três Poderes
- Presidente: Lula (PT)
- Governador: Ibaneis Rocha (MDB)
- Secretário de Segurança do DF: Delegado da PF Anderson Torres e ex-ministro de Bolsonaro
Equipe desmobilizada
Foi desmobilizada a equipe do GDF que havia tirado nota 10 na posse presidencial. Ibaneis estava em alta, conta o governo federal. Em discurso, Janja chegou a citar nominalmente Gustavo Rocha em agradecimento ao apoio dado pelo GDF à "festa da democracia".
Troca errada
Mas, ao nomear Anderson Torres secretário de Segurança e deixá-lo fazer a bagunça, Ibaneis foi levado ao fundo do poço.
Esposa de Torres trabalha na liderança do governo Ibaneis na CLDF
A esposa de Anderson Torres, Flávia Torres, está abrigada desde fevereiro de 2021 na liderança do Governo de Ibaneis Rocha, na Câmara Legislativa do DF. Na época, o líder era o deputado Hermeto (MDB).
Ela continua lotada lá. Procurado pela coluna, o novo líder do governo, Robério Negreiros (PSD), que assumiu apenas em 2 de janeiro deste ano, disse que ainda não teve contato com Flávia. “Não a conheço. E ela já estava de férias. Tem que voltar no dia 23 de janeiro”.
O deputado explicou que ainda está montando a sua equipe na liderança e que “vai ainda conversar com
ela”. Quis deixar claro que não teve participação na contratação dela. Flávia é funcionária do Banco do
Brasil e está cedida. Tem CL 13, recebe R$ 14.997,26.
_______________________________________________________
“Tira esses vagabundos”
Mensagens de WhatsApp enviadas pelo governador Ibaneis foram printadas para serem usadas como peças da defesa dele. “Que às 15:39 horas, ao acompanhar pela TV o início de um tumulto próximo do Congresso Nacional, determinou ao secretário de segurança em exercício : “coloca tudo na rua” e na sequência disparou: “Tira esses vagabundos do congresso e prendam o máximo possível”.
Esforço concentrado
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) destacou promotores para agilizar as audiências de custódia dos presos que estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército e que participaram dos atos de 8 de janeiro. No total, são quase 1500 audiências, e a expectativa é que terminem até amanhã. “Destacamos 20 promotores que estão trabalhando intensamente, inclusive neste final de semana”, disse à coluna, o procurador-geral de Justiça do DF, George Seigneur.
Mandou bem
Homenagem feita pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, aos profissionais de todas as forças de segurança envolvidos na “Operação de Garantia da Democracia e Preservação do Estado de Direito.” Assim, separou o joio do trigo, para mostrar que os policiais coniventes com atos golpistas não são a maioria.
Mandou mal
A crônica falta de medicamentos nas farmácias de alto custo do Distrito Federal. Já passou da hora de se criar um modelo mais dinâmico e eficiente para atender a população carente da capital.
_______________________________________________________
Artesão do Novo Gama também assinou o look de Janja
Mestre Juão de Fibra, artesão do Novo Gama, integra a equipe que assinou o look usado pela primeira-dama Janja, na posse do presidente Lula. Confeccionou as peças em palha de Capim Colonhão, comum
no cerrado, depois de receber o convite das estilistas Helo Rocha e Camila Pedroza. “O Capim Colonhão está em alta no Brasil e no mundo. Temos diversos catálogos que usam, a Rihanna já usou em suas peças. É uma tendência moderna”, conta ele, ao adiantar que há outras para a primeira-dama sendo confeccionadas.
Ele é um dos talentos revelados e apoiados pelo Sebrae. Esteve entre os vencedores do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que é um concurso nacional. No ano passado, foi considerado pela revista Vogue como um dos cinco artesãos brasileiros que mais valorizam a cultura local e suas origens. Mestre Juao é cearense, mas veio ainda menino com a família, em 1976, para o Centro-Oeste. Meu sonho sempre foi viver de artesanato e perpetuar as técnicas que eu domino. Já capacitei mais de cinco mil pessoas em todo país”, conta o artista.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.