O céu de Brasília amanheceu ensolarado neste sábado (14/1). No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há chances de chuvas intensas para o período da tarde. Publicado às 10h, o órgão emitiu um alerta amarelo para os riscos de chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos de 40 a 60 km/h. O aviso termina na manhã deste domingo (15/1).
O meteorologista do Inmet Heráclio Alves não descarta condições de chuvas mais intensas em algumas áreas do Distrito Federal. “Na medida que a temperatura vai aumentando, essa cobertura de nuvens vai se intensificando e vem aquelas pancadas de chuva como as que ocorreram nesta sexta-feira (13/1) a tarde com as trovoadas”, pontua. De acordo com o alerta, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A temperatura máxima deve atingir 29°C. Os termômetros registraram pela manhã 16°C nas regiões do Plano Piloto e de Águas Emendadas. A umidade relativa do ar pode variar entre 50% e 95%. “É típico de verão com aquecimento diurno e consequentemente o aumento das chances de chuva”, comenta o meteorologista.
Para o domingo (15/1), os brasilienses podem esperar um dia menos chuvoso, assim como para o começo da semana. “Essa condição de chuva já diminuiu bastante. Já tem mais um predomínio de sol, mas não se descarta alguma pancada de chuva isolada”, ressalta Heráclio.
Cuidados com a chuva
Dentro de casa
- Não utilize equipamentos elétricos;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
- Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
- Mantenha-se sempre calçado;
- Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Na rua
- Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
- Não se exponha à chuva;
- Não se abrigue embaixo de árvores;
- Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
- O interior do carro é um local isolado e seguro.
Fonte: Defesa Civil
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.