A Esplanada dos Ministérios foi reaberta para o trânsito de veículos na manhã desta sexta-feira (13/1), segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O local estava fechado desde quarta-feira (11/1), após possíveis manifestações bolsonaristas marcadas para a data.
O interventor federal na segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, determinou o fechamento da Esplanada depois do anúncio de que manifestantes pró-Bolsonaro iriam se reunir em frente aos poderes na noite de quarta-feira (11/1), mantendo a via com policiamento reforçado para evitar novos ataques antidemocráticos.
No último domingo (8/1), durante atos terroristas, foram depredados a estrutura e o patrimônio do Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF). O Governo Federal ainda estima o valor do prejuízo e o que poderá ser recuperado.
Após a destruição ocorrida nas sedes dos Três Poderes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança pública do DF. A medida é válida até o dia 31 de janeiro. Até lá, o interventor federal Ricardo Cappelli é o responsável pela pasta na capital.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Cidades DF Sexta-feira 13: de azarado, o gato preto não tem nada
- Cidades DF Vacina contra covid para golpistas presos é facultativa, diz Seape
- Cidades DF Menino picado por escorpião apresenta piora e pais esperam reação
- Cidades DF Servidores da Saúde envolvidos em ato golpista na Esplanada são identificados
- Cidades DF Conselho processa Sindcombustíveis-DF por cartel entre revendedores
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.