O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início, na manhã desta quinta-feira (12/1), ao mutirão de manutenção nas vias e ações de tapa-buracos em Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente e Pôr-do-Sol. Ao todo, serão 90 dias de ações intensificadas para recuperar as regiões que sofreram com as fortes chuvas.
A governadora em exercício Celina Leão (PP), que esteve na Praça da Bíblia, em Ceilândia, para o lançamento das ações, destacou que o GDF está trabalhando em prol da comunidade e que a ouvidoria recebe as reclamações da população. "Foi detectado que essa cidade realmente precisava de um mutirão de reparos e é isso que nós estamos fazendo. O governo está trabalhando muito para atender à expectativa da população", pontuou, ressaltando que outras cidades também serão atendidas pelo mutirão.
Segundo a Novacap, serão realizados serviços de terraplanagem, limpeza das bacias de contenção de águas pluviais, desobstrução e reparos nas tampas das bocas de lobo, manutenção de vias não pavimentadas, retirada de entulho e lixo verde, sinalização viária horizontal e vertical, manutenção das redes de água e de esgoto, manutenção das redes de iluminação pública, poda e roçagem, fresagem de calçadas, entre outros reparos de acordo com a necessidade de cada região.
Para o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, o governo está unindo forças para iniciar o mutirão e atender as demandas em decorrência da chuva. “As três cidades estão sofrendo, principalmente em relação ao asfalto. São cidades que estão envelhecidas e a gente está precisando desse cuidado para dar tranquilidade na locomoção dos habitantes”, comentou.
A operação tapa-buracos busca nivelar os chamados “buracos panelas”, que são os maiores causadores de acidentes nas vias, gerando prejuízos, segundo a Novacap. A Companhia estima gastar cerca de 20 toneladas por dia na recuperação asfáltica.
O mutirão contará com a colaboração da Novacap, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamentk de Trânsito do DF (Detran-DF), CEB, CAESB, DF legal, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Secretaria de Obras.
Confira os serviços por região:
Pôr do Sol/ Sol nascente:
Terraplanagem;
Poda e roçagem Tapa buraco;
Limpeza das bacias de contenção de água pluvial;
Limpeza de boca de lobo;
Manutenção de vias não pavimentadas;
Retirada de entulho e lixo verde;
Sinalização viária horizontal e vertical;
Manutenção da rede de água e de esgoto;
Manutenção da rede de iluminação pública
Taguatinga:
Tapa buraco;
Limpeza de boca de lobo;
Poda e roçagem;
Fresagem de Calçadas;
Limpeza de parques;
Retirada de entulho e lixo verde;
Sinalização viária horizontal e vertical;
Manutenção da rede de água e de esgoto;
Manutenção da rede de iluminação pública
Ceilândia:
Tapa buraco Limpeza e desobstrução de bocas de lobo
Troca e reparo de tampas de concreto
Retirada de entulho e lixo verde
Sinalização viária horizontal e vertical
Manutenção da rede de água e de esgoto
Manutenção da rede de iluminação pública.
Atendimento expresso
Além do fornecimento da massa asfáltica, a Novacap realiza o Atendimento Expresso, um serviço de recuperação do asfalto em caráter emergencial que é realizado em locais específicos de grande circulação (e com maiores riscos de acidentes) como vias comerciais, setores hospitalares, setores bancários, entre outros.
Este é um atendimento realizado com equipamentos diferenciados, uma vez que esses locais geralmente não têm acesso para caminhões e compactadores.
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.