Na tarde desta terça-feira (10/1), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP) — que está substituindo Ibaneis Rocha (MDB), afastado do cargo —, fez um pronunciamento sobre as medidas tomadas pelo governo local nos últimos dias, após os atos de vandalismo na capital do país.
A governadora em exercício frisou, por diversas vezes, que o GDF está em diálogo permanente com o interventor nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a segurança pública, Ricardo Capelli. "Estamos em intervenção na área de segurança, mas todos os outros setores estão funcionando normalmente, colaborando com o Capelli", ressaltou.
Além disso, Celina comentou que o governo está trabalhando para retomar um ritmo normal. "Queremos, o mais breve possível, ter uma situação de normalidade. Há um espírito de colaboração para isso", afirmou a governadora em exercício.
O secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, também participou do pronunciamento. Ele afirmou que o órgão tem dado todo o suporte necessário para o interventor Ricardo Capelli. "Todas as demandas encaminhadas por ele estão sendo respondidas prontamente", salientou. Hoje, inclusive, disponibilizamos especialistas em restauração de artes, por meio da Secretaria de Cultura", destacou.
Gustavo Rocha também trouxe alguns dados sobre os detidos no QG do Exército. Segundo ele, 7800 refeições foram entregues, entre café da manhã, almoço e jantar. Além disso, o secretário da Casa Civil disse que todas as pessoas que passaram mal foram atendidas. "Foram 54 profissionais disponibilizados para atender essas pessoas. 243 atendimentos no total, sendo que 30 foram para o hospital e dessas, apenas três continuam internadas", detalhou.
Ele também falou sobre os que foram levados aos presídios do DF. "Nosso sistema prisional está preparado para receber as pessoas que forem encaminhadas. Fortalecemos a logística e a segurança. Além disso, colocamos novos colchões e cuidamos da parte de higiene e limpeza dos locais, tanto para os homens quanto para as mulheres", concluiu.
Saiba Mais
- Cidades DF Bolsonaristas passam mal em ginásio; Saúde diz que não há gravidade
- Cidades DF Entidades religiosas do DF repudiam atos de vandalismo
- Cidades DF Distrito Federal não deve ser prejudicado pela ausência do governador
- Cidades DF PF libera idosos e gestantes investigados por atos golpistas
- Cidades DF Moraes determina a prisão do ex-comandante da PM do DF após atos golpistas
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.?
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.