O Ministério da Justiça e Segurança Pública dispensou o superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal, delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos, na manhã desta terça-feira (10/1).
A portaria foi assinada pelo secretário-executivo do MJ, Ricardo Cappelli, que, desde domingo (8/1), é também interventor na segurança pública do DF. O documento também especifica que o novo superintendente será o delegado Cezar Luiz Busto de Souza.
Há 24 anos na Polícia Federal, o delegado já foi superintendente em Maringá (PR) e teve uma breve passagem pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), em Brasília, durante 2021. O nome ainda não foi publicado no Diário Oficial da União.
Investigações
O procurador-geral de Justiça do DF e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, encaminhou, na tarde de segunda-feira (9/1), duas recomendações que pedem afastamento provisório do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal em exercício, Fernando de Sousa Oliveira; do comandante-geral da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira; do comandante operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Jorge Eduardo Naime Barreto; e do comandante do Pelotão de Choque, Gustavo Cunha de Souza.
Porém, o interventor federal da segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, se antecipou ao pedido do MPDFT e anunciou na tarde de segunda (9/1), que o coronel Klepter Rosa vai assumir o comando-geral da PMDF. Até o fechamento desta edição não havia uma definição sobre a permanência dos outros membros da cúpula da corporação.
Os pedidos foram encaminhados ao gabinete da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e ao interventor da União na Segurança Pública do DF, Ricardo Capelli. O primeira, que pede o afastamento do titular da SSP, é assinado apenas por Seigneur. O pedido de afastamento dos comandantes foi feito em conjunto com os titulares da 1ª Promotoria de Justiça Militar, Nísio Tostes Filho, e da 3ª Promotoria de Justiça Militar, Flávio Augusto Milhomem.
Saiba Mais
- Política Antes de ataques, Torres trocou equipe que monitorava golpistas no DF
- Política Frente Parlamentar da Segurança Pública defende liberdade de manifestação
- Opinião Visão do Correio: Vitória da democracia
- Política Bolsonaristas confiam que há 'grande plano' em curso, diz pesquisador de grupos radicais
- Política Flávio Dino autoriza reforço policial de outros estados no DF
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.