O Partido Verde (PV) anunciou que irá apresentar na manhã desta segunda-feira (9/1), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o pedido de impeachment do governador Ibaneis Rocha (MDB). Em nota, o partido aponta omissão do governador em relação aos episódios de invasão e destruição dos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). Ibaneis foi afastado do cargo por 90 dias por decisão do ministro Alexandre de Moraes.
PV também afirma que "atos de violência e terrorismo vêm sendo continuados desde a diplomação do presidente Lula, em dezembro, sob negligência aparente e coordenada das forças de segurança vinculadas ao GDF e que afetaram a lei e a ordem pública, bem como devido na necessidade de garantir a proteção adequada à higidez das normas constitucionais."
Saiba Mais
E continua: "Ibaneis Rocha não tem garantido o correto exercício das suas funções constitucionais, redundando em flagrantes inconstitucionalidades materiais em relação à obrigação de proteger, resguardar e defender os direitos e garantias fundamentais, bem como o exercício da lei e da ordem na Capital Federal.”
Leandro Grass, membro do PV e ex-deputado distrital é um dos assinantes do pedido. "É claro e evidente que o governador Ibaneis Rocha cometeu crime de responsabilidade. Por esta razão e por não ter mais condições políticas de governar o Distrito Federal, precisa imediatamente sofrer um impeachment", finaliza.
Assinam a peça ainda o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, o deputado federal Reginaldo Veras e Rayssa Tomaz, dirigente nacional.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.