A Esplanada dos Ministérios amanheceu fechada neste sábado (7/1). As vias S1, a partir da Rodoviária, e N1, da altura da L4 Norte ao Teatro Nacional, foram interditadas para receberem os protestos bolsonaristas previstos para domingo (8/1). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, “foi necessário fazer o fechamento da Esplanada dos Ministérios para garantia da segurança e atuação das forças de segurança”.
As pistas foram interditadas com ajuda do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e devem voltar ao normal após o fim das manifestações, sem horário previsto. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, os atos públicos serão monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos, garante a pasta.
As manifestações foram organizadas por meio de grupos bolsonaristas do WhatsApp e Telegram, com o instituto de “cercar Brasília” e “parar tudo”. Nas redes sociais, circulam lembretes do tipo: “Não esqueçam de levar faixas pedindo intervenção militar”.
Em meio às ameaças dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se posicionou nas redes sociais. “Sobre uma suposta “guerra” que impatriotas dizem querer fazer em Brasília, já transmiti as orientações cabíveis à PF e PRF. E conversei com o governador Ibaneis e o ministro Múcio”, escreveu no Twitter.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.