Outro momento utilizado pelas lojas para renovar os estoques, a Black Friday de 2022 teve alta adesão dos comerciantes do DF. É o que afirma uma pesquisa da Fecomércio-DF, recebida em primeira mão pelo Correio. Segundo o levantamento, 78,86% dos 502 donos de estabelecimentos entrevistados participaram do período de promoções, realizado em novembro. Desses, 36,73% disseram que as vendas foram melhores que as de 2021.
O faturamento médio registrado, por empresa, foi de R$ 40,5 mil. Os cinco segmentos com melhor desempenho foram: eletrodomésticos (R$ 152 mil); móveis (R$ 118 mil); artigos para presente e lojas de utilidades (R$ 75 mil); supermercado e mercearia (R$ 46 mil); e brinquedos (R$ 44 mil). No ranking de seis itens mais vendidos, os filtros de água foram os vencedores, com 27,14%. Em seguida aparecem: cama (18,57%); utilidades domésticas (18,57%); alimentos (15,71%); blusas e camisetas (10%); e celulares (10%).
As vendas mais registradas foram por meio físico (97,68%). Apenas 2,32% venderam mais pelas plataformas online (internet). Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi a mais utilizada, com 90,72%. Em seguida vieram cartão de débito (5,15%), transferência via Pix (3,61%) e dinheiro (0,52%).
De acordo com José Aparecido, muitos consumidores aproveitaram esse período para antecipar as compras de Natal. "Na nossa avaliação, a Black Friday atingiu seu objetivo, que foi vender os estoques antigos e permitir que os comerciantes se planejassem para as vendas de fim de ano", ressalta o presidente da Fecomércio-DF. (AS)
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