Obras

Ibaneis se reúne com presidentes de órgãos e empresas do GDF

Expansão das linhas do metrô e construção de um hospital para atender aos servidores foram algumas das ações abordadas nesta quinta-feira (5/1).

Amanda Sales
postado em 05/01/2023 14:33 / atualizado em 05/01/2023 15:14
 (crédito: Amanda Sales/ CB/ D.A Press)
(crédito: Amanda Sales/ CB/ D.A Press)

Na manhã desta quinta-feira (5/1), o governador Ibaneis Rocha se reuniu no Palácio do Buriti com 27 presidentes de empresas vinculadas ao Governo do Distrito Federal (GDF). Durante uma hora, o chefe do executivo tratou sobre as futuras ações para o novo mandato. Entre as prioridades, estão a expansão das linhas do metrô e a construção de um hospital para atender aos servidores do GDF.

Durante a reunião, foi decidido que a ampliação das linhas começará por Samambaia, com investimento de aproximadamente R$ 360 milhões. Para o próximo ano, o governo prevê a liberação de recursos para expandir as linhas de Ceilândia.

“No que diz respeito ao transporte público, temos que expandir as linhas de metrô aqui no Distrito Federal e temos também que trabalhar para que a concessão saia o mais rápido possível, para melhorar a qualidade do atendimento à população”, diz Ibaneis. 

O governador reforçou o trabalho do GDF com um pacote de novos equipamentos públicos de saúde, sendo três hospitais — São Sebastião, Recanto das Emas e Guará —, 17 unidades básicas de saúde (UBSs) e duas unidades de pronto atendimento (UPAs) — essas sob gestão do Iges-DF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF). “No caso do Iges, temos que trabalhar no melhoramento do atendimento à saúde da população, com a humanização desse atendimento e aquisição de insumos”, completou.

Ibaneis Rocha anunciou a intenção de construir um hospital para os servidores do GDF. Durante pronunciamento, ele afirmou ser necessário verticalizar o atendimento para que o custo diminua. "Pelo menos nota-se que as operadoras que mais cresceram no Brasil são aquelas que têm rede própria de atendimento e nós temos que trabalhar para que a gente também tenha o nosso hospital do servidor”, disse.

Para as áreas rurais, o governo promete ampliar o projeto de construção de fossas sépticas e construir três novas creches. “Nós temos todo esse trabalho voltado para as áreas rurais. É um grande trabalho que a Emater-DF vem fazendo. As áreas rurais do DF correspondem a quase 70% do nosso quadradinho”, comentou Ibaneis Rocha.

Além disso, prometem modernizar e inovar nos serviços de atendimento ao público em órgãos como o Departamento de Trânsito (Detran-DF). E expandir a implantação das iluminações de LED nas regiões administrativas e um trabalho de conscientização da comunidade sobre o descarte de resíduos sólidos.
“Temos algumas cidades que são extremamente limpas, não só pela força do SLU (Serviço de Limpeza Urbana), mas também pela questão da conscientização. O SLU tem a missão de levar essa consciência para a população”, detalhou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE