CLDF

Republicanos e União frustram planos de PL e fecham bloco com PSD na CLDF

A construção de mais um bloco frustrou os planos do PL e PP, que pretendiam montar um grupo de oito deputados. Negociação entre o PSD e os deputados do Republicanos e União na noite de ontem selou o acordo

Pablo Giovanni*
postado em 04/01/2023 13:59 / atualizado em 04/01/2023 15:44
O deputado Jorge Vianna (PSD) será o líder do bloco, com a vice-liderança de Eduardo Pedrosa (União). -  (crédito:  Minervino Júnior/CB/D.A Press)
O deputado Jorge Vianna (PSD) será o líder do bloco, com a vice-liderança de Eduardo Pedrosa (União). - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

As negociações entre os deputados do PL e do PP com Martins Machado (Republicanos) e Eduardo Pedrosa (União) não avançaram e os dois parlamentares fecharam bloco com o PSD. O encaminhamento para a construção do bloco “União Democrático” foi enviado no final da noite dessa terça-feira (3/1), à Mesa Diretora.

De acordo com o documento, o deputado Jorge Vianna (PSD) será o líder do bloco, com a vice-liderança de Eduardo Pedrosa (União). O bloco parlamentar será composto pelos dois nomes na liderança, além de Martins Machado (Republicanos) — terceiro secretário da Mesa Diretora — e Robério Negreiros (PSD) — líder do governo.

O PL e o PP tratavam a negociação como certa e pretendiam iniciar uma última rodada de conversas ainda nesta semana, com Joaquim Roriz (PL) como líder e Pastor Daniel de Castro (PP) como vice. Entretanto, uma reviravolta no início da noite desta terça-feira (3/1) entre os deputados melou o acordo. Robério, Pedrosa e Machado firmaram um entendimento e formaram assim mais um bloco na base do governo. O acordo pegou todos do PL e PP de surpresa.

Outros blocos

A oposição do governo construiu dois blocos nos últimos dois dias. Um, composto só por deputados petista, terá liderança de Chico Vigilante (PT) e Ricardo Vale (PT) como vice. O bloco ainda terá Gabriel Magno (PT) como integrante.

O outro será liderado por Fábio Felix (PSol), com Dayse Amarílio (PSB) de vice. O deputado Max Maciel (PSol) será integrante.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE