O carnaval de Brasília terá o retorno do desfile de escolas de samba em sambódromo após nove anos sem o evento na capital federal. A promessa foi feita nesta segunda-feira (2/1) pelo secretário de Cultura e Economia Criativa (Secec), Bartolomeu Rodrigues. "Vamos fazer no Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte) o sambódromo mais bonito do país, para que se faça um desfile de gala e o carnaval das escolas de samba ressurja como uma fênix", afirmou.
Saiba Mais
Segundo Bartolomeu, a pasta instituiu o projeto Escola de Carnaval assim que vislumbrou a possibilidade do retorno do evento. "Fizemos um investimento de quase R$ 5 milhões em editais de chamamento público, fora o FAC (Fundo de Apoio à Cultura)", complementou o chefe da Secec. A finalidade do projeto é capacitar, profissionalizar e articular a organização da cadeia produtiva das escolas de samba, que teve o desfile interrompido em 2015.
Lançada em fevereiro de 2022, segundo explicou, à época, a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Sol Montes, a ideia da Escola de Carnaval é rearticular o setor, que se desorganizou. Ela reforçou que um dos eixos principais do projeto é incentivar a gestão profissional da cadeia produtiva que envolve sete mil trabalhadores no DF.
Carnaval duas vezes
Este ano será mais especial ainda, não somente pelo retorno do desfile em sambódromo. Bartolomeu acrescenta que a festa terá dois momentos: o carnaval no período tradicional (em fevereiro) e, no aniversário de Brasília, em 21 de abril. Na segunda época, o destaque será o desfile das escolas de samba, permitindo que elas possam competir.
Apesar do prestígio, as escolas de samba do Distrito Federal não se apresentam na avenida desde 2014, quando contaram com repasse governamental para a folia. A festa do ano teve como vencedora a Acadêmicos da Asa Norte, escola fundada em 1969 e segunda maior detentora de títulos — sete, ao todo.
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.