CLDF

PL, PP, Republicanos e União Brasil querem formar maior bloco da CLDF

Acordo está costurado entre PL e PP. Deputados tentam convencer Republicanos e União Brasil a somarem. Caso seja sacramentado, este se tornará o maior bloco da CLDF, com oito deputados

Pablo Giovanni*
postado em 02/01/2023 20:49 / atualizado em 02/01/2023 20:49
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)

O Partido Liberal (PL), Progressistas (PP), Republicanos e União Brasil estão costurando um acordo para firmar o maior bloco da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Somados, os partidos têm oito deputados.

A reportagem do Correio apurou que os deputados dos quatro partidos conversavam desde o início de dezembro para firmar o bloco parlamentar. O PL ficaria com a liderança — partido de maior bancada da CLDF —, sendo representada pelo deputado distrital eleito Joaquim Neto Roriz. Com a vice-liderança, Pastor Daniel de Castro (PP). Os deputados de PL e PP terão uma última rodada de conversas com os deputados de União Brasil e Republicanos para tentar selar o acordo.

“A gente quer que o maior bloco da CLDF seja de direita. Apesar de estar com essa ideia de eu ser líder, sempre trabalhamos em conjunto, com decisões tomadas 100% de acordo. Eu fiquei de tratar com PL, e o Pastor Daniel com Martins Machado e Pedrosa, mas tudo se encaminha para isso”, salientou Joaquim Roriz Neto, herdeiro do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz.

Republicanos e União Brasil caminharam juntos na campanha eleitoral, lançando o nome de Damares Alves (Republicanos) para o Senado. Ao Correio, o deputado Eduardo Pedrosa (União) afirmou que seguirá o que for decidido por Martins Machado (Republicanos). “Onde ele for, eu vou. O que ele decidir, eu vou com ele. O pessoal do PL fez um diálogo com a gente. Minha intenção é fecharmos o bloco, mas não fechamos a porta para o PSD, por exemplo. Um grande bloco tem o seu lado bom, mas também tem o seu lado ruim. São muitas cabeças pensando, e nem sempre em sintonia”, disse.

O Correio apurou que pode haver uma sinalização para que o Partido Social Democrático (PSD) de Jorge Vianna e Robério Negreiros se aliem para a formação do bloco, mas que as tratativas ainda não tiveram início. Ainda não há nada sacramentado.

Robério será líder do governo na CLDF, com Iolando (MDB) de vice.

Bloco PSol-PSB

Deputado mais votado da história da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o distrital Fábio Felix (PSol) será líder do bloco PSol-PSB.

O bloco será composto por Felix como líder e Dayse Amarílio (PSB) como vice-líder. O deputado Max Maciel (PSol) será membro do bloco parlamentar. O requerimento foi enviado ao presidente da CLDF Wellington Luiz (MDB).

 

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE